10/04/2025
AABNB participa de reuniões com a Camed e BNB, para tratar de SVG.
I – INFORMAÇÕES GERAIS
Os funcionários do BNB, tem um SEGURO DE VIDA EM GRUPO, contratado no momento da admissão, representado por uma Apólice. O segurado paga a metade, e o Banco paga a outra metade, inclusive dos aposentados, cujo valor é descontado na folha de salário do Banco ou no benefício da Capef.
O ingresso de novos colegas no Banco e a automática adesão à Apólice mantêm o índice de sinistralidade em equilíbrio e a saúde financeira do seguro. A AABNB ressalta, portanto, que este SEGURO NÃO APRESENTA PROBLEMAS e NÃO POSSUI RISCO DE SUSPENSÃO ou EXTINÇÃO.
II – OUTROS SEGUROS
Na década de 1980, a Camed Corretora e o BNB ofereceram, aos colegas benebeanos, dois novos Seguros (BNB = Apólice BN-Vida) (CAMED = Apólice Camed-SVG).
Em ambos os casos, a adesão era opcional e o Banco não pagaria nada nesses novos seguros. Alguns colegas aderiram a uma ou às duas novas Apólices.
Posteriormente, essas novas Apólices foram fechadas e, desse modo, não puderam receber novas inscrições. Essa realidade, associada ao falecimento dos segurados e às indenizações pagas aos beneficiários, ocasionou desequilíbrios para a relação sinistro versus arrecadação.
Em 2022, a Seguradora informou à Camed que as duas Apólices seriam extintas em abril/2025, caso não fosse equacionado o problema do desequilíbrio. Desde então, a AABNB e a AFBNB fizeram diversas reuniões com a Camed e a Camed-Corretora, em busca de resoluções; a Camed-Corretora negociou com as Seguradoras e foram apresentadas soluções:
– uma das Apólices (Camed SVG), que tem a Camed como Estipulante, está totalmente equilibrada e assegurada até o ano de 2040.
A outra – BN Vida, tem o BNB como Estipulante. Agora, no entanto, os segurados foram surpreendidos pela decisão anunciada pelo Banco do Nordeste, de que NÃO MANTERÁ essa Apólice.
III – O PROBLEMA DA APÓLICE BN-VIDA
Diante dos fatos relatados, a AABNB, atenta e fiel ao seu propósito de lutar pelos interesses dos colegas benebeanos, já manteve reuniões com a Camed (em 07/04/2025) e com o BNB (em 09/04/2025), para discutir, estudar opções e apelar no sentido de tentar solucionar o problema que se apresenta, a fim de evitar que os colegas percam todos os valores pagos durante mais de 40 anos, a título de prêmio mensal do seguro.
Tanto a Diretoria da Camed, quanto os representantes do Banco, comprometeram-se a agilizar as soluções adequadas e necessárias à manutenção dos direitos contidos no seguro inicialmente contratado, mesmo que seja necessária a migração para uma nova apólice.
Os Representantes do BNB também se comprometeram a contatar com os participantes da Apólice BN-Vida, a fim de melhor informar sobre as soluções que serão implementadas.
Mais uma vez, registramos todo o empenho da Diretoria da AABNB, no sentido de lutar para evitar que os Aposentados sejam prejudicados, considerando que, juntamente com o BNB, dedicaram suas vidas ao trabalho para o desenvolvimento da região nordestina.
A Diretoria da AABNB