16/04/2025
Esta informação também foi publicada na primeira página da edição de abril do Jornal da AABNB.
A presença de funcionários ativos e assistidos, eleitos pelos Participantes, nas diretorias executivas da Capef e da Camed, é uma reivindicação antiga da AABNB, que remonta à época do Acordo assinado em 2004. Posteriormente, foram instituídas Ouvidorias, nas duas entidades, mas a AABNB sempre deixou claro que, por mais que reconheça a importância do(a) Ouvidor(a), entende que essa é uma função muito distinta da exercida por um diretor executivo, e não atende a medida pleiteada pela Associação. Desde então, a AABNB reivindica e defende a presença de funcionários ativos e assistidos, eleitos pelos Participantes, nas diretorias executivas das Caixas de Previdência e Assistência dos funcionários ativos e aposentados do BNB.
Mais recentemente, por ocasião do 29º Congresso dos Funcionários do Banco do Nordeste, em Beberibe-CE, ocorrido entre 30/5 e 01/6/2024, a AABNB entregou à Contraf-CUT um ofício onde ratificava essa antiga reivindicação. O documento, entregue diretamente à presidenta da entidade, Juvância Moreira, pelo diretor administrativo da AABNB, Genival Vila Nova, salientava a importância de inserir essa questão na pauta permanente da Comissão Nacional dos Funcionários do BNB-CNFBNB. A solicitação foi atendida e a pauta permanente da CNFBNB têm, agora, duas cláusulas que defendem a presença de funcionários ativos e assistidos, eleitos pelos Participantes, nas diretorias executivas da Capef e da Camed, com as seguintes redações:
Artigo quinquagésimo quinto – democratização da Capef: o Banco, enquanto patrocinador reivindicará revisão estatutária e do regulamento da Capef, garantindo o fim do voto de qualidade e um diretor eleito pelos associados, com função executiva.
Artigo quinquagésimo oitavo – Plano de custeio da Camed:
Parágrafo Quinto: o Banco constituirá em 30 dias após assinado o presente acordo, juntamente com representantes da Comissão Nacional, um grupo paritário para propor a reforma do estatuto da CAMED, contemplando, entre outros assuntos, o fim do voto de qualidade e a eleição pelos funcionários de dois diretores com função executiva. A diretoria da AABNB avalia que, embora pareça um pequeno passo, a medida abre caminho para uma conquista muito significativa, uma reivindicação de mais de vinte anos, que luta para garantir aos funcionários e assistidos o direito de exercer um mandato com efetiva participação nas diretorias executivas da Capef e da Camed.