Público feminino lidera acesso ao microcrédito urbano do Banco do Nordeste

04/02/2021

A redução do consumo das famílias e as medidas restritivas resultadas da pandemia de covid-19 foram alguns desafios enfrentados por microempreendedores em 2020. No contexto, a oferta de microcrédito foi essencial para manter pequenos negócios, gerar renda e manter empregos no país. Segundo levantamento do Escritório Técnico de Estudos Econômicos do Nordeste (Etene), do Banco do Nordeste, o protagonismo no microcrédito urbano, mesmo no cenário atípico, ficou com  as mulheres, que registraram R$ 7,8 bilhões em crédito com o Crediamigo em 2020, correspondente a 2,9 milhões de operações.

O Crediamigo superou a marca de R$ 12,1 bilhões aplicados no ano passado, o maior valor aplicado na história do programa, em mais de 4,4 milhões de operações. O público feminino possui representatividade que chega a 65% no programa, o que denota a marcante presença de mulheres nas atividades financiadas pelo Crediamigo.

Para a superintendente de Microfinança e Agricultura Familiar do BNB, Lúcia de Fátima Barbosa, “o protagonismo feminino no Crediamigo configura um reflexo do papel de liderança que a mulher exerce em meio ao público-alvo do programa, caracterizado essencialmente pela informalidade dos micronegócios”.

Informação extraída do site do Banco do Nordeste. Para ler a íntegra, acesse o link abaixo.

https://www.bnb.gov.br/sala-de-imprensa/noticias/-/asset_publisher/rpRfjO0wpalV/content/publico-feminino-lidera-acesso-ao-microcredito-urbano-do-banco-do-nordeste/50120?inheritRedirect=false&redirect=https%3A%2F%2Fwww.bnb.gov.br%2Fsala-de-imprensa%2Fnoticias%3Fp_p_id%3D101_INSTANCE_rpRfjO0wpalV%26p_p_lifecycle%3D0%26p_p_state%3Dnormal%26p_p_mode%3Dview%26p_p_col_id%3Dcolumn-2%26p_p_col_count%3D1

 

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