Cotidiano
Programa Desenrola inclui sites de parceiros e conta Bronze no gov.br

16/02/2024

Reproduzimos, a seguir, informação extraída do site investalk.bb.com.br

Perto do prazo final, o programa Desenrola do governo federal passou a contar com algumas facilidades, como o envolvimento de parceiros e a permissão de acesso por pessoas com conta bronze no site do governo, o GOV.BR.

Nesta quinta-feira (15), o ministério da Fazenda anunciou que a plataforma do programa de renegociação de créditos poderá ser acessada por meio de parceiros, como bancos e bureaus de crédito. O primeiro deles é a Serasa Experian. Desde a sexta-feira passada, os usuários desse site podem ser direcionados, sem a necessidade de novo login, à plataforma do Desenrola para renegociar suas dívidas.

“Esperamos ampliar o engajamento”, disse Alexandre Ferreira, coordenador-geral de Economia e Legislação do ministério da Fazenda. As regras e os benefícios do programa não mudam para quem acessar a plataforma do Desenrola via parceiros. “O que facilita é ter um novo canal de acesso para ampliar o alcance do Desenrola.”

O programa, que se encerra em 31 de março, já envolveu 12 milhões de pessoas na renegociação de suas dívidas, com descontos médios de 85%, sobre um total de R$ 35 bilhões em compromissos que estavam atrasados. A maioria dos participantes, 55%, é mulher.

Entre as medidas para aumentar as adesões ao programa, o Desenrola também permite o parcelamento de dívidas a usuários com a conta bronze, certificado mais básico no site GOV.BR. Essa ampliação consta da Portaria nº 124 do Ministério da Fazenda publicada em 29 de janeiro no Diário Oficial da União, alterando a Portaria nº 634/23, que regulamentou o programa.

São cerca de 13 milhões de usuários com perfil bronze, que poderão parcelar as dívidas usando o assinador digital fornecido pela entidade operadora do programa. Até então, o parcelamento estava disponível apenas para os perfis prata ou ouro. O bronze só podia pagar à vista. As dívidas disponíveis na plataforma podem ser parceladas até o valor de R$ 5 mil por beneficiário.

Nesta última etapa do Desenrola, está vigente a Faixa 1, que consiste nas negociações feitas diretamente no site do programa. Essa faixa contempla pessoas com renda de até dois salários mínimos ou inscritas no CadÚnico.

Imprimir
WhatsApp
Copy link