16/02/2021
Confira cinco argumentos imbatíveis para mostrar que a Previdência Complementar é um ótimo investimento:
Na infância, uma das perguntas que mais escutávamos era “o que você quer ser quando crescer?” As respostas eram inúmeras: astronauta, desenhista, jogador de futebol, modelo, médica, juiz e até profissões imaginárias que saiam das cabeças férteis das crianças mais criativas.
Ao crescer, as metas mudam um pouco. Ficam mais reais, mas, ainda assim, a gente mantém nossa lista de desejos. Na adolescência, por exemplo, sonhávamos em conhecer o mundo inteiro, ir a shows dos nossos artistas favoritos, morar em casas belíssimas e dirigir carros tão modernos que só cabem na imaginação do jovem.
E hoje em dia, quando olha para o passado e revisita os seus sonhos, quais deles você conseguiu realizar?
Se, ao pensar na resposta, você colocou a mão no bolso ou pensou no seu dinheiro guardado, é hora de cogitar novas opções.
Sejamos práticos: no mundo de hoje, nada se realiza sem dinheiro. Vale salientar fortemente que dinheiro em movimento é o que gera mais dinheiro. Ou seja: esqueça aquela máxima “quem não guarda, não tem”. O novo paradigma é: “quem não investe, não tem”.
Foi-se o tempo onde a famosa “caderneta de poupança” era a melhor opção. Mas o que a gente tem pra te dizer é que existe algo mais rentável do que a poupança e mais seguro do que as ações na bolsa de valores.
A Previdência Complementar
Essas duas palavrinhas juntas formam uma das melhores opções de investimento da atualidade. E não tem absolutamente nada a ver com a opinião fraca formada pelo senso comum de que “é coisa de velho”. Afinal, sonhar não tem idade.
Sempre vai aparecer algum desavisado que vai falar “ah, mas só presta se começar cedo. Agora não adianta mais.” Mito. Nunca é tarde para começar. Não adianta, mesmo, é viver na inércia e não tomar uma atitude real para começar a mudar o seu futuro.
Listamos 5 argumentos imbatíveis que vão te explicar a razão da Previdência Complementar ser um ótimo investimento. Além disso, conversamos com dois perfis de investidores bem diferentes, mas ambos com extrema confiança no processo: Cláudia Carvalho, bancária aposentada; e Guilherme Pedrosa, ilustrador e designer.
Inicie hoje. Dá tempo de:
Viver é um ato imprevisível. Estamos conscientes das nossas ações, mas tudo pode acontecer a qualquer momento. Não dá para garantir que a vida será sempre estável. Os altos e baixos são praticamente obrigatórios e fazem parte da jornada do ser humano. Não podemos prever o que vai acontecer, mas podemos trabalhar com as possibilidades a nosso favor.
Ter um investimento em Previdência Complementar é garantir uma reserva financeira certa para um futuro ainda incerto. “Aconselho as pessoas a investirem na Previdência. Inclusive, foi o primeiro conselho que dei ao meu filho para que ele garantisse uma renda futura.” – afirma Claudia Carvalho.
Muita gente chega ao final da vida sem ter realizado os seus sonhos. Muitas vezes, não foi falta de dinheiro – na verdade, foi de planejamento financeiro. Investir em Previdência Complementar te ajuda a guardar e fazer render aquele dinheirinho agora que, lá na frente, já terá virado algo muito maior e vai te ajudar a realizar os seus projetos de vida.
Abrir um novo negócio, investir na educação dos filhos ou até fazer uma grande viagem internacional. O céu é o limite. “É um investimento que você faz pensando em garantir um maior conforto no futuro.” – explica Guilherme Pedrosa.
Planejamento sucessório é a palavra certa, nesse caso. Ser humano é lidar com imprevistos e investir em Previdência Complementar garante mais segurança nos momentos difíceis. Esse tipo de reserva é uma ótima estratégia quando se trata de transferência de patrimônio para os herdeiros.
É importante lembrar que o montante investido no fundo não é contabilizado no inventário, o que possibilita uma disponibilidade rápida para o sucessor. “Tinha a preocupação de, caso uma fatalidade acontecesse, minha família estaria protegida, pois a Previdência é um processo simples, sem burocracia.” – menciona Claudia.
É claro que investir em Previdência Complementar garante inúmeros benefícios a longo prazo, mas a curto prazo também é possível aproveitar os pontos positivos desse investimento cheio de vantagens. Existem tipos específicos de planos nos quais é possível deduzir os valores do Imposto de Renda.
Além disso, só ocorrem tributações nos planos de previdência na hora do resgate dos valores ou no recebimento do investimento. Significa que o dinheiro rende sem tributações e pode gerar um montante maior no final do período.
O teto previdenciário atual é de R$ 6.101,06. É um valor que, para muitas pessoas, pode ser considerado adequado, mas não é todo mundo que consegue atingir o teto. Além disso, não há garantias que ele permaneça igual com o passar do tempo. É aí que o investimento em Previdência Complementar aparece como uma opção de fonte de renda futura, especialmente para quem quer viver a melhor idade de forma plena e tranquila.
“É sempre bom começar. De acordo com o desenrolar, você vai ganhando mais. É possível aumentar as contribuições e os valores.” – confirma Claudia. Guilherme também explica: “Comecei quando pude investir o suficiente para acumular, lá na frente, uma quantia considerável sem sacrificar o meu orçamento mensal. Então acho que comecei na época certa.”
5 argumentos mais do que válidos para te convencer a começar hoje mesmo! A construção de um futuro seguro, com benefícios que podem ser aproveitados imediatamente, só depende da sua iniciativa. Decida qual é a modalidade que cabe melhor para o seu caso e dê o primeiro passo para a realização dos seus sonhos.
Informação extraída do site da Capef, conforme link abaixo.