12/06/2024
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva embarca nesta quarta-feira (12) para uma viagem à Suíça e Itália, onde participará de encontros da Organização Internacional do Trabalho (OIT) e do G7, informa o portal G1. Lula discursará na quinta (13) em Genebra, na Suíça, no Fórum Inaugural da Coalizão para Justiça Social da OIT.
No mesmo dia, segundo o Planalto, o presidente seguirá para a Região da Puglia, na Itália, sede do encontro de líderes do G7, grupo que reúne Estados Unidos, Reino Unido, Canadá, França, Alemanha, Itália, Japão e União Europeia. O Brasil participará como convidado.
Conforme o Ministério das Relações Exteriores – MRE, Lula se reunirá com o presidente francês Macron à margem do encontro do G7, na Itália. O presidente também terá agenda com a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen.
A assessoria do presidente confirma que o presidente Lula também terá uma audiência com o papa Francisco, que irá à Puglia. O líder brasileiro pretende convidar o pontífice para 30ª edição da conferência do clima das Nações Unidas, a COP 30, que será realizada no próximo ano (2025) em Belém.
O MRE informa que Lula também se reunirá com o presidente da África do Sul, Cyrill Ramaphosa, e com o primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi, que assumiu terceiro mandato como chefe de governo.
Lula tem previsão de discursar na sexta-feira (14) durante a reunião do G7, um dos principais fóruns de discussão entre países, que no momento é presidido pela Itália.
Segundo o MRE, o presidente Lula deve falar sobre a presidência do Brasil no G20 e outros assuntos, como economia digital e inteligência artificial.