Parque de energia eólica recebe críticas na Paraíba

03/05/2022

A reportagem é da BBC News Brasil…

Por que mulheres tentam barrar complexo de energia eólica na Paraíba…

Mulheres de diferentes idades e grupos étnicos protestam em manifestação
Marcha das mulheres em Solânea (PB) teve como principal tema a oposição à construção de um complexo de energia eólica na região.

Todos os anos, centenas de mulheres agricultoras da região da Borborema, no Semiárido da Paraíba, realizam marchas contra o machismo e em defesa da agroecologia, um método que busca produzir alimentos segundo princípios ecológicos.

O protesto que elas realizaram nesta segunda-feira (04/05), porém, teve como alvo um tipo de empreendimento raramente associado a danos ambientais: um complexo de energia eólica.

“Não somos contra energias renováveis”, diz à BBC News Brasil a agricultora Roselita Victor da Costa Albuquerque, uma das coordenadoras da 13ª Marcha pela Vida das Mulheres e pela Agroecologia na Borborema.

“Somos contra o modelo industrial de produção de energias renováveis que está se expandindo pela nossa região, um modelo que agride a natureza e as mulheres”, afirma Albuquerque.

O objeto de preocupação do movimento – que diz ter levado 4 mil mulheres às ruas de Solânea (PB) nesta segunda – é o Complexo Eólico Serra da Borborema.

A cargo da empresa EDP Renováveis, que em 2019 obteve uma licença prévia para realizar o empreendimento, o complexo ocupará uma área de 7,6 mil hectares – ou 7,6 mil campos de futebol – e terá capacidade de 302,5 MW, o suficiente para abastecer cerca de 36 mil casas. Será composto por oito parques eólicos com 55 turbinas (aerogeradores). A EDP Renováveis disse ter o “compromisso de garantir o mínimo impacto ambiental” de seus parques eólicos e solares.

A obra se insere num contexto de rápido avanço da energia eólica pelo Brasil e pelo mundo.

Por um lado, o movimento é visto como positivo por ajudar a reduzir as emissões de gases causadores do efeito estufa; por outro, a expansão está associada a uma série de conflitos e danos ambientais no Nordeste brasileiro (leia mais abaixo).

Bastante ampla, a reportagem da BBC aborda, ainda, os quatro pontos abaixo relacionados. Para ler a íntegra, acesse o link disponibilizado ao final, e siga diretamente para o site da BBC. 

– Principais fontes de energia elétrica no Brasil
‘- Filhos dos ventos’
– Contratos confidenciais
– Conjuntura desfavorável

 

https://www.bbc.com/portuguese/brasil-61302577

 

Imprimir
WhatsApp
Copy link