Fundos de pensão podem ajudar país a recuperar emprego e renda

18/01/2021

Investimentos dos fundos de pensão podem contribuir para a retomada da economia, com mais emprego e renda, se governo adotar políticas que busquem o crescimento da economia real, afirma representante do setor

 

Os investimentos dos fundos de pensão no país podem ajudar a criar emprego e renda, e contribuir para a retomada do crescimento da economia. Mas para que parte do capital de R$ 1 trilhão (cerca de 13% do PIB) que os fundos mantêm seja destinada ao fomento de projetos de infraestrutura econômica e social, é preciso que “o governo realinhe o modelo de desenvolvimento, visando o crescimento da economia real”.

É o que diz o presidente da Associação Nacional dos Participantes de Fundos de Pensão e dos Beneficiários de Planos de Saúde de Autogestão (Anapar), Antônio Bráulio de Carvalho. Ele considera que o governo precisa criar políticas para o aumento de empregos e da renda dos trabalhadores.

Nesta entrevista, Carvalho analisa a conjuntura e as perspectivas para 2021, e fala dos desafios dos fundos de pensão neste momento ainda de pandemia e de incertezas não apenas no Brasil, mas no mundo. “A novidade trazida por essa virada de ano é que o mundo inteiro deverá conviver com taxas de juros muito baixas ou negativas por um longo período. E o desafio é que os gestores dos fundos de pensão no Brasil não estão habituados a essa nova realidade, por terem sido educados para atuar tão somente na especulação financeira”, afirma.

A informação é do portal Rede Brasil Atual. Acesse o link abaixo, para ler a íntegra com a entrevista do presidente da Anapar.

https://www.redebrasilatual.com.br/economia/2021/01/fundos-de-pensao-podem-ajudar-pais-a-recuperar-emprego-e-renda/

 

 

Imprimir
WhatsApp
Copy link