16/01/2019
O início deste ano novo de 2019 trouxe aos brasileiros uma gama de notícias preocupantes. No entanto, não podemos permitir que a esperança de dias melhores, mesmo sob a égide de um otimismo realista e vigilante, permeiem nossas vidas e nossos pensamentos, razão pela qual devemos valorizar todas as boas notícias e informações que possam trazer alguma possibilidade de melhorias em nossas vidas.
Assim, podemos destacar que, no dia 15 de janeiro de 2019, a Associação dos Aposentados do Banco do Nordeste (AABNB) recebeu a ilustre e importante visita do presidente do BNB, Dr. Romildo Rolim, em sua Sede própria. Isto é um fato histórico e de suma importância, pois significa, simbolicamente, uma visita a todos os associados desta AABNB. Fundada em 17 de maio de 1983, tendo completado seus 35 anos no ano de 2018, a Associação nunca havia recebido a visita de um Presidente do BNB.
O Dr. Romildo Rolim estava acompanhado do seu chefe de gabinete, José Andrade Costa, do diretor Cláudio Luiz Freire Lima, e do presidente da Capef, Jurandir Mesquita. A comitiva foi recebida pelo presidente José Edson Braga e demais Diretores da AABNB: Miguel Nóbrega Neto, Luiz Gonzaga C. Pereira, Luiz Carlos Bezerra Lima, e José Maria de A. Galas.
Também participaram desse histórico encontro os associados Francisco Leandro da Silva, Contador da Associação; Francisco Ribeiro Monte, ex-presidente da AABNB, e os ex-diretores Nilo Tinoco Miranda e Luiz Paulino da Silva.
Pauta da histórica visita
Na oportunidade, foram anunciados, segundo suas próprias avaliações, os bons resultados auferidos pela CAPEF, no ano de 2018, bem como as decisões do Conselho Deliberativo da Caixa, no sentido de reajustar os benefícios com o INPC, ou seja, em 3,43% (três e quarenta e três décimos por cento), bem como a notícia de que a contribuição extra dos aposentados que era de 21,25% (vinte e hum e vinte e cinco por cento) sobre o valor do benefício, será reduzida, a partir de janeiro/2019, para 20,0% (vinte por cento) mensais.
Os nossos ilustres visitantes destacaram que as medidas, quando vistas conjuntamente, trazem uma melhoria de cerca de 5% (cinco por cento) como aumento nos benefícios dos aposentados e pensionistas.
O Presidente do BNB destacou que lamentava não poder apresentar uma redução maior no percentual da contribuição extra dos aposentados e pensionistas, mas que o mais importante era a tendência de redução que tem sido observada nos últimos anos, o que mantém tranquilidade e esperanças de possibilidade de maiores reduções para o futuro.
A Diretoria da AABNB externou aos Presidentes do BNB e da CAPEF os agradecimentos, e a nossa confiança nos trabalhos que estão sendo levados a efeito nessas Entidades. Mas registrou, no momento, que tínhamos a expectativa de uma redução maior nas contribuições, para que as mesmas ficassem situadas no patamar de 18% (dezoito por cento) ou, no máximo, em 19% (dezenove por cento).