Economista da PUC afirma que Lava Jato gerou prejuízo de R$ 142,6 bilhões em apenas um ano

23/07/2020

A economista Rosa Maria Marques, professora de economia da PUC-SP, analisou o impacto negativo que a operação Lava Jato trouxe à economia do país. Rosa Marques destaca que houve uma grande movimentação nos setores empresariais para instaurar a agenda regressiva de reformas neoliberais e que a Lava Jato foi parte dessa engrenagem.

Em seu artigo, Marques mobiliza os estudos sobre a operação, que já começam a ganhar a atenção de pesquisadores e estudantes de economia. Ela diz: “segundo Nozaki (2018), do Instituto de Estudos Estratégicos de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis, a operação provocou o desmantelamento de “importantes setores da economia nacional, principalmente da indústria petrolífera e da sua cadeia de fornecedores, como a construção civil, a metal-mecânica, a indústria naval, a engenharia pesada, além do programa nuclear brasileiro. Apenas em seu primeiro ano, estima-se que a Lava Jato retirou cerca de R$ 142,6 bilhões da economia brasileira. Ou seja: a operação produziu pelo menos três vezes mais prejuízos econômicos do que aquilo que ela avalia ter sido desviado com corrupção.”

A informação está no portal da Federação Única dos Petroleiros – FUP. Acesse o link abaixo, para ler a íntegra. 

https://www.fup.org.br/ultimas-noticias/item/25607-lava-jato-gerou-prejuizo-de-r-142-6-bilhoes-em-apenas-1-ano-diz-economista-da-puc

 

Imprimir
WhatsApp
Copy link