Imagem
meio ambiente, Reciclagem
Dia Mundial do Meio Ambiente 2025 destaca urgência no combate ao plástico

05/06/2025

Reproduzimos, a seguir, informações extraídas do site canaltech.com.br (confira o link no final do texto).

Nesta quinta-feira (5), é celebrado o Dia Mundial do Meio Ambiente, e a Organização das Nações Unidas (ONU) decidiu como tema o combate ao plástico. A edição de 2025 será sediada pela Coreia do Sul, país que tem liderado ações internacionais em defesa do planeta. A data antecede uma importante reunião da ONU que acontecerá em agosto, na Suíça, com o objetivo de fechar um tratado global contra a poluição plástica.

Uso de plástico reciclado será rastreado por nota fiscal eletrônica na indústria

Plástico do futuro pode ser sustentável, biodegradável e até comestível

Criado pela ONU em 1972, o Dia Mundial do Meio Ambiente se tornou uma das maiores campanhas globais de conscientização ambiental. Este ano, o foco é reduzir a poluição causada pelo uso indevido do plástico, que já contamina oceanos, rios, solos e até nossos corpos, por meio dos microplásticos.

Para se ter uma noção, de acordo com dados da organização, o mundo deve consumir cerca de 516 milhões de toneladas de plástico apenas em 2025, e até 2060 esse número pode ultrapassar 1,2 bilhão de toneladas por ano. O problema se agrava pelo baixo índice de reciclagem, já que apenas 9% de todo o plástico produzido é reciclado. No entanto, a própria ONU afirma ser possível cortar poluição plástica em 80% até 2040.

O tema deste ano é um chamado urgente para que governos, empresas e pessoas comuns adotem hábitos mais sustentáveis, como o uso consciente e a reutilização do plástico. Não se trata de eliminar o material, mas de garantir que ele seja usado de forma responsável e circular, sem se transformar em lixo permanente na natureza.

Como afirmou o secretário-geral da ONU, António Guterres, qualquer ação conta, desde descartar o lixo corretamente até cobrar mudanças maiores. A mudança depende de todos nós:

“A poluição por plásticos está sufocando o nosso planeta, prejudicando os ecossistemas, o bem-estar e o clima. Os resíduos de plástico entopem os rios, poluem os oceanos e põem em perigo a vida selvagem. Este ano, precisamos de um acordo ambicioso, credível e justo. Um acordo que abranja o ciclo de vida do plástico, na perspectiva das economias circulares, diz na mensagem, pedindo que o acordo seja implementado rapidamente”.

A expectativa é que esse acordo ajude a guiar políticas públicas e compromissos reais para o combate ao plástico e assim marque um avanço nas metas defendidas pelo Dia Mundial do Meio Ambiente

https://canaltech.com.br/meio-ambiente/dia-mundial-do-meio-ambiente-2025-destaca-urgencia-no-combate-ao-plastico/

Imprimir
WhatsApp
Copy link
URL has been copied successfully!