Você se recorda do seu primeiro emprego?
A emoção em se candidatar para a vaga, mesmo sem experiência, torcendo pelo melhor. A ansiedade em esperar por uma resposta. A alegria em ser chamado para a entrevista – afinal, quando somos jovens, temos a certeza de que vamos mudar o mundo com nossas ideias, basta a porta certa ser aberta. O frio na barriga ao sair do encontro com o recrutador, avaliando se o resultado foi positivo. E, enfim, a devolutiva satisfatória: “parabéns, a vaga é sua”.
Bateu um momento de flashback aí na cabeça? Provavelmente, sim. A juventude é aquela etapa da vida na qual temos um gostinho de como será a vida adulta. Além dos desafios pessoais, claro – afinal, crescer, por si só, já é uma grande missão – somos jogados para fora do ninho e precisamos aprender a voar, nem que seja à força. Sorte de quem tem papais e mamães aptos a ajudar o filhote a pegar impulso para ganhar os céus.
Neste domingo, 24 de abril, é celebrado o Dia Internacional do Jovem Trabalhador. Segundo o Centro de Integração Empresa-Escola, “A data foi instituída para gerar conscientização sobre a importância da oferta de trabalho seguro, qualificado e agregador para a juventude.” É um momento lindo, ainda pouco celebrado, mas importante para conscientizar os jovens sobre o contexto de trabalho e a importância de ser independente financeiramente.
Para quem contrata um trabalhador, ainda que com pouca idade, é uma chance única de investir no próprio negócio e aproveitar o potencial enorme que há em uma alma nova e cheia de energia. Para os novatos que estão se aventurando no mercado de trabalho, dando os primeiros passos, é a oportunidade de fazer a diferença e começar a construir o seu nome dentro do seu setor.
Sabe o que é importante fazer, também, desde cedo? INVESTIR!
Aproveitando a oportunidade, trouxemos 5 motivos mais que justos para que você, jovem trabalhador, comece a investir ainda hoje. Sabemos que receber o primeiro salário nos faz querer gastar com absolutamente tudo. Todavia, é importante pensar no futuro. Vamos lá:
1) Dinheiro gera dinheiro
Pode parecer bobagem, mas investir significa fazer o dinheiro trabalhar por você. A velha poupança, apesar de ser a escolha inicial de quem não conhece ainda as possibilidades, pode até ser o primeiro passo. Entretanto, estude e escolha rapidamente um outro fundo para manter seu suado salário guardado. Com pouco tempo, os rendimentos começam a acontecer e você verá o seu dinheiro se multiplicando sem esforço.
2) Futuro mais leve
Você, agora, no primeiro emprego, pode até estar com o gás do mundo inteiro. Mas o tempo passa, a gente envelhece e a energia vai se acabando. O seu “eu” de 65 anos não consegue fazer as mesmas tarefas com a mesma velocidade do seu “eu” de 18, 20 anos. Por isso, comece a investir o quanto antes em uma Previdência Privada. Assim, você garante uma liberdade financeira no futuro, mantendo o padrão de vida quando não tiver mais pique para trabalhar. Tendo grana pra continuar aproveitando a vida, sua aposentadoria será muito mais leve!
3) Nem sempre sabemos o que queremos – e está tudo bem!
Quando somos jovens, apostamos em pessoas, situações e oportunidades que nem sempre são as melhores. No meio do caminho, podemos perceber que não foram boas escolhas. Investir, também, significa ter acesso a um plano B para mudar totalmente de rota. Contar com suporte financeiro na hora de tomar decisões difíceis é sempre a melhor escolha – especialmente quando depende de você e de mais ninguém.
4) Qualidade de vida – durante a vida toda!
Sabemos que o salário, muitas vezes, não cobre tudo o que queremos ter. Por esta razão, realizar investimentos desde cedo nos ajuda a ter uma qualidade de vida melhor, especialmente quando se tratam de escolhas difíceis ou até emergências. Imagina, começar a trabalhar com 18, investir desde esta idade e, com 35, comprar sua casa própria? É um cenário possível para quem faz escolhas financeiras sábias.
5) Realização de sonhos
Todo jovem tem sonhos. Muitas vezes, maior do que o salário atual comporta. Como fazer para realizá-los? Investindo. Começar a fazer a sua reserva financeira desde cedo e em fundos que garantam um bom retorno é o melhor caminho para dar um check na sua lista de metas de vida. Viajar pelo mundo? Casa própria? Tirar um ano sabático? Tudo é possível!
Comece hoje e mude o seu amanhã. Quem se planeja pode conquistar o mundo!