02/05/2023
Prezado associado …
Reproduzimos, a seguir, o teor da circular encaminhada para todos os Representantes da AABNB, no último dia 27 de abril, prestando esclarecimentos a respeito das apólices BN Vida e SVG CAMED. A diretoria permanece atenta a essa questão e tem discutido alternativas, junto à Camed, no sentido de viabilizar a continuidade do contrato com a seguradora e, consequentemente, evitar prejuízos para os segurados. Confira o teor da circular, na íntegra.
Assunto: Seguro de Vida – Apólices BN Vida e SVG CAMED
Senhor(a) Representante,
Cumprimentando V.Sa., informamos-lhe acerca das apólices de Seguro de Vida – BN Vida e SVG CAMED, administradas pela Camed Seguros e cujo assunto tem sido amplamente divulgado no site e no Jornal da AABNB, a fim de esclarecer eventuais dúvidas por parte de nossos Associados.
Temos 3 (três) Apólices de seguros. A principal e mais abrangente Apólice de Seguro de Vida, e que abriga, praticamente, todos os colegas do BNB é a chamada SEGURO DE VIDA EM GRUPO, cuja adesão assinamos no momento de admissão no BNB. Essa Apólice não está apresentando desequilíbrio na relação ÍNDICES OU VALORES DE SINISTRALIDADE X VALORES ARRECADADOS e tem sido oxigenada com o ingresso de novos funcionários do BNB. Portanto, não é objeto dos problemas que estão sendo discutidos.
Na década de 1980, a CAMED-Saúde e a CAMED CORRETORA ofereceram a opção de adesão a dois seguros ADICIONAIS, em caráter de opção (BN-VIDA e SVG-VIDA). Alguns colegas aderiram. Essas Apólices não podem receber novas inscrições, o que fez com que o grupo de segurados hoje apresente elevada faixa etária e, consequentemente, elevado índice de sinistralidade, desequilibrando a relação VALORES DE PRÊMIOS ARRECADADOS X VALORES DE INDENIZAÇÕES pagas, e está causando grandes prejuízos à Seguradora Icatu.
A discussão atual é a negociação sobre a renovação dos referidos seguros adicionais, ou seja, BN-VIDA e SVG-VIDA, pois a Seguradora Icatu está informando que, caso não haja reajustes nos prêmios mensais, será obrigada a encerrar a apólice em abril/2025, conforme contrato e legislação.
Caso alguns colegas tenham dúvida se contrataram ou não esses seguros adicionais, podem examinar o extrato mensal da folha de pagamento de salários ou do pagamento de benefícios da CAPEF, para verificar se as parcelas estão sendo descontadas.
Desde o mês de fevereiro último, quando foi questionada a sustentabilidade dessas apólices, a AABNB tem discutido alternativas, junto à Camed, no sentido de viabilizar a continuidade do contrato com a seguradora, e, consequentemente, evitar prejuízos para os segurados.
Dessa forma, pedimos que V.Sa., na medida do possível, divulgue essa informação junto aos Associados de sua jurisdição.
Cordiais saudações
_____________________________________
Miguel Nóbrega Neto
Presidente em Exercício