17/08/2016
O Estatuto Social da Camed é o instrumento que regulamenta o funcionamento da Caixa de Assistência. A última mudança estatutária ocorreu em 2007 e, após nove anos e em função da nova realidade da empresa, bem como pelas mudanças na legislação das operadoras de planos de saúde, verificou-se a necessidade de atualização do documento.
Deste modo, a Camed anuncia uma proposta de reforma para o Estatuto Social, construída em conjunto com Diretoria Executiva e Conselho Deliberativo da Camed e Banco do Nordeste – mantenedor da empresa.
“A atualização do Estatuto já era um desejo coletivo. Tivemos o apoio dos nossos grandes parceiros para a elaboração desse documento, que reflete o novo momento da nossa Caixa de Assistência”, destaca o presidente do Grupo Camed, Ocione Mendonça.
Novos mecanismos de controle
Entre os pontos que sofreram modificação no Estatuto está a melhoria na governança corporativa, com criação de mecanismos de controle e acompanhamento do desempenho das empresas do Grupo Camed por parte do Banco do Nordeste.
O Conselho Deliberativo da Camed também ganha força com a nova proposta, por meio da inclusão de alçada de decisão no que diz respeito aos investimentos realizados na Caixa de Assistência – em atendimento à solicitação da Auditoria Interna do Banco do Nordeste.
As recentes recomendações da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), já incorporadas pela Camed, também estão contempladas na proposta. Outra mudança é a retirada da Camed Vida, extinta operadora de mercado, do status de patrocinadora da Camed Saúde.
Benefícios permanecem
De acordo com o presidente do Grupo Camed, a atualização do Estatuto Social não implicará mudanças na política de benefícios já praticada pela Camed. “Os associados podem ficar tranquilos porque permanecerão com seus direitos e continuarão a usufruir de todos benefícios que só uma Caixa de Assistência do porte da Camed pode oferecer”, enfatiza Ocione, destacando que a proposta também não modifica políticas de custeio das entidades que patrocinam a Camed.
Votação – A proposta de reforma do Estatuto será votada pelo Corpo Social no período de 22 a 31 de agosto de 2016. A divulgação do documento para apreciação acontecerá pelos meios de comunicação da Camed. Apresentações, videoconferências e visitas da Diretoria Executiva também estão na agenda de divulgação do processo de votação.
Confira a íntegra do Estatuto pelo Portal:
Mais informações: