25/11/2021
A BBC analisou algumas das alegações que mais viralizaram no ano passado e o que elas podem nos dizer agora sobre a negação das mudanças climáticas.
Há muito as pessoas afirmam, incorretamente, que as mudanças de temperatura do século passado são apenas parte do ciclo natural da Terra, e não o resultado do comportamento humano.
Nos últimos meses, vimos uma nova versão desse argumento.
Milhares de postagens nas redes sociais, atingindo centenas de milhares de pessoas no ano passado, afirmam que um “Grande Mínimo Solar” levará a uma queda natural nas temperaturas, sem intervenção humana.
Mas não é isso que as evidências mostram.
Um grande mínimo solar é um fenômeno real quando o Sol emite menos energia como parte de seu ciclo natural.
Isso não chega nem perto de compensar a atividade humana, que já aqueceu o planeta em cerca de 1,2 °C nos últimos 200 anos e continuará a aumentar, possivelmente chegando a 2,4 °C no final do século.
Sabemos que os recentes aumentos de temperatura não foram causados pelas mudanças no ciclo natural do Sol porque a camada da atmosfera mais próxima da Terra está se aquecendo, enquanto a camada mais próxima do Sol — a estratosfera — está esfriando.
O calor que normalmente seria liberado na estratosfera está sendo aprisionado pelos gases do efeito estufa, como o dióxido de carbono liberado pela queima de combustível.
Se as mudanças de temperatura na Terra fossem causadas pelo Sol, esperaríamos que toda a atmosfera esquentasse (ou esfriasse) ao mesmo tempo.Afirmação 2: o aquecimento global é bom
Afirmação 2: o aquecimento global é bom
Afirmação 3: ações de mudança climática tornarão as pessoas mais pobres
Afirmação 4: a energia renovável é perigosamente não confiável
https://www.bbc.com/portuguese/internacional-59317788