20/02/2025
Reproduzimos, a seguir, nota publicada pela Anapar nesta quinta-feira (20/02). A ação capitaneada pela Anapar ratifica a sua relevância, uma entidade com representatividade nacional, em defesa dos Fundos de Pensão e dos Planos de Saúde de autogestão.
A Anapar, em parceria com diversas entidades do setor, como Abrapp, Anabb, Fenae e Funcef, esteve no Congresso Nacional nesta semana para dialogar com parlamentares sobre a previdência complementar fechada e a importância de fortalecer o sistema.
“Estamos buscando apoio para proteger o sistema e o patrimônio dos participantes de ataques infundados que têm circulado na imprensa, especialmente sobre a possibilidade de uma CPI. Esse tipo de especulação gera insegurança, principalmente entre os aposentados”, afirmou Marcel Barros, presidente da Anapar.
Durante as reuniões, as entidades destacaram a solidez do sistema e a relevância dos resultados de longo prazo na previdência complementar. Além disso, reforçaram a necessidade de criação da Frente Parlamentar em Defesa da Previdência Complementar Fechada e a continuidade dos debates em torno da Agenda Positiva da Anapar, que vem sendo trabalhada desde 2022.
“O objetivo é garantir um conjunto de normas que fortaleçam a segurança da poupança previdenciária de longo prazo. Os deputados e senadores precisam conhecer a realidade do sistema e compreender que informações infundadas não podem pautar as decisões do Congresso. O diálogo deve ser com os participantes e com quem realmente entende do funcionamento da previdência complementar”, enfatizou Marcel Barros.