Alerta sobre fraudes na Internet

13/05/2022

A área de produtos e empréstimos do Banco do Nordeste informa que tem recebido relatos de clientes do Banco, especialmente de aposentados, que receberam, via SMS, mensagens de uma modalidade de fraude que utiliza o golpe da “falsa central telefônica”. Clientes de outras instituições financeiras também já relataram ter sofrido esse tipo de golpe, segundo a Febraban.    

Como funciona o golpe – o fraudador envia SMS com a seguinte mensagem: “BNB Nordeste: empréstimo realizado com sucesso no valor (hipotético) de R$ 15.800,00 (por exemplo) em 10/5/2022, às 12:10. Caso não tenha realizado ligue para 0800 591 6291”.

O principal objetivo do golpe é forçar o contato do cliente com a falsa central telefônica, com a intenção de obter informações sigilosas, como senhas e credenciais de acesso, por meio de exploração da confiança (engenharia social) das pessoas. Para evitar fraudes, as agências do BNB orientam que os clientes não cliquem no link; não retornem ligações para o número informado na mensagem; não instalem aplicativos; e não informem dados pessoais como RG, CPF e senhas.

Prevenção de Fraudes – no site do BNB, há uma série de dicas e orientações para se evitar as principais fraudes da era tecnológica. A Internet facilita algumas atividades cotidianas, mas é preciso estar atento ao utilizar produtos e serviços bancários nesse canal. Afinal, alguns cibercriminosos tentam fazer uso de práticas ilegais para promover fraudes bancárias, causando prejuízo aos clientes e às instituições.

Para evitar estes problemas, o Banco do Nordeste traz algumas orientações sobre o uso seguro de produtos e serviços bancários na Internet. Consulte o site do BNB, na página https://www.bnb.gov.br/prevencao-de-fraudes e saiba como evitar as principais fraudes na Internet. (Fonte: site BNB)

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