08/02/2024
A diretoria da AABNB encaminhou, no início de fevereiro, uma correspondência para a Associação nacional dos participantes de fundos de pensão e beneficiários de planos de saúde de autogestão (Anapar) e outra, com o mesmo teor, para a Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro da CUT (Contraf-CUT), com uma série de considerações a respeito do Plano BD da Capef. O Sindicato dos Bancários do Ceará e a Comissão Nacional dos Funcionários do BNB (CNFBNB) também receberam uma cópia dessas correspondências.
Em linhas gerais, a AABNB traça um histórico do Plano BD da Capef e salienta que, ainda hoje, o referido Plano apresenta distorções em relação aos valores pagos aos seus participantes. A correspondência reivindica que a Anapar e a Contraf-CUT analisem a possibilidade de incluir o caso Capef entre os processos capitaneados atualmente por essas entidades, que visam a melhoria das reservas financeiras de outros Planos de Benefícios, como a Funcef e a Petros, por exemplo. Ao final desta mensagem confira as correspondências, na íntegra.
Repercussão – o presidente da Anapar, Marcel Barros, em reunião virtual realizada pela diretoria da Anapar, nesta quarta-feira, dia 7, informou que a Entidade já recebeu a carta encaminhada pela AABNB e salientou que as considerações e reivindicações apresentadas pela Associação são absolutamente pertinentes.