04/11/2025
Reproduzimos, a seguir, informações extraídas do site da Anapar.
O vice-presidente da Anapar, Dionísio Reis, participou de uma reunião na Secretaria de Coordenação e Governança das Empresas Estatais (SEST), do Ministério da Gestão e Inovação, para discutir a incorporação dos participantes do Regulamento de Benefícios (REB) ao Novo Plano da Funcef. Também estiveram presentes (foto abaixo), pela Fenae, Sergio Takemoto, presidente; e Leonardo Quadros, diretor de Saúde e Previdência, além de Jair Pedro Ferreira, diretor eleito de Benefícios da Funcef.

A pauta trata de uma reivindicação histórica dos empregados da Caixa Econômica Federal, que há mais de 18 anos lutam pela isonomia entre os trabalhadores e pela melhoria das condições de aposentadoria.

(Imagem extraída do site da Anapar)
Segundo Dionísio Reis, a Anapar cobrou que os órgãos de controle das estatais avaliem com celeridade o processo e autorizem a incorporação, que já foi interrompida diversas vezes ao longo dos anos, especialmente por questões relacionadas ao custo. “Essa é uma demanda antiga dos participantes da Funcef e faz parte de uma luta histórica dos empregados da Caixa. É fundamental que o interesse dos participantes seja levado em consideração e que a incorporação seja viabilizada o mais rápido possível”, afirmou Dionísio.
O vice-presidente da Anapar destacou ainda que a medida pode ampliar as poupanças previdenciárias e melhorar as condições de aposentadoria de cerca de 9 a 10 mil empregados da Caixa, hoje vinculados ao plano REB. “Enquanto o processo não avança, muitos participantes enfrentam dificuldades, pois suas reservas previdenciárias são insuficientes para atender às necessidades na aposentadoria. Essa é uma questão de justiça e de reconhecimento aos trabalhadores da Caixa”, completou.
A Anapar segue acompanhando o tema e reforçando seu compromisso de defender os direitos e interesses dos participantes e assistidos dos fundos de pensão.