12/06/2025
Se você receber em seu celular uma mensagem da @defesacivilce, não se assuste, é apenas um teste do sistema que será implantado com a finalidade de antecipar ações em situações emergenciais. Confira as informações postadas pela própria Defesa Civil na página sspds.ce.gov.br no portal do governo do estado.
Para alertar sobre o teste, a SSPDS publicou um card informativo por meio das redes sociais.
No próximo sábado (14), às 15h, o estado do Ceará irá participar da realização do primeiro teste do Sistema Defesa Civil Alerta (DCA), tecnologia que permitirá o envio de mensagens diretas à população em situações de risco. O simulado irá abranger áreas que correspondem aos municípios de Fortaleza, Caucaia e Aquiraz, que ficam respectivamente nas Áreas Integradas de Segurança 11 e 13 (AIS 11 e 13) da Região Metropolitana de Fortaleza; e Uruburetama (AIS 17), na Região Norte, podendo ainda alcançar regiões vizinhas.
Cerca de 3 milhões de celulares poderão receber o alerta, nesse primeiro teste. O aviso será sonoro e visual, enviado para aparelhos celulares por meio das redes 4G e 5G, e sem necessidade de cadastro prévio. A ação é coordenada nacionalmente pelo Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad) e contará com a presença da Presidência da República e do governador do estado do Ceará.
“Trata-se de uma tecnologia que representa um avanço estratégico para a proteção da população. Com ela, ganharemos tempo em situações de risco. Nosso compromisso é garantir que a informação chegue de forma rápida, clara e acessível para que cada pessoa possa agir com segurança diante de uma ameaça iminente”, salienta o coordenador estadual da Defesa Civil do Ceará, tenente-coronel BM Holdayne Pereira.
O sistema será testado por meio da tecnologia Cell Broadcast, que permite o envio de alertas que aparecem automaticamente na tela do celular, mesmo com o aparelho em uso. O serviço é gratuito, não interfere em chamadas ou aplicativos em andamento e não exige nenhum cadastro prévio.
O objetivo do Defesa Civil Alerta (DCA) é antecipar a resposta da população em casos de emergências, como chuvas intensas, alagamentos, incêndios, deslizamentos e outras ocorrências que exijam ações imediatas. A mensagem de teste será apenas demonstrativa e não representa risco real.
Após o teste, a expectativa é de que todo o estado do Ceará passe a contar com essa importante ferramenta já a partir do dia 18 de junho, ampliando a capacidade de resposta rápida diante de eventos adversos e reforçando o compromisso da Defesa Civil com a segurança de todos os cearenses.
Com informações da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil do Ceará (Cedec/CBMCE)