08/04/2025
Reproduzimos, a seguir, reportagem gerada pela TVT News.
O presidente Lula participou nesta segunda-feira (7) do anúncio de expansão da fábrica de medicamentos da Novo Nordisk, em Montes Claros, Minas Gerais. A empresa é fabricante do Ozempic, utilizado no combate à obesidade. A fábrica também é fornecedora de insulina e medicamentos para o tratamento de hemofilia para o Sistema Único de Saúde (SUS), e atualmente gera 2,65 mil empregos diretos e indiretos na cidade.
Presidente e vice foram vacinados contra a gripe, durante o evento. Foto: Ricardo Stuckert/PR
A expansão visa aumentar a capacidade de produção de tratamentos injetáveis para pessoas com obesidade, diabetes e outras doenças crônicas graves. Investimentos farmacêutico de grande porte, a unidade atenderá diversos formatos de produtos e anuncia utilização de tecnologia avançada e preparada para o futuro. As obras de construção já começaram e devem ser concluídas em 2028.
A partir de 2028, a empresa iniciará a produção de medicamentos da mesma classe do Ozempic na planta mineira, embora ainda não tenha definido qual dos três produtos, entre Ozempic, Wegovy ou Rybelsus, será fabricado no local. Para tanto, a farmacêutica dinamarquesa vai investir R$ 6,4 bilhões, para fazer dobrar de tamanho a atual planta, com nova área de 74 mil metros quadrados. A expansão vai acrescentar 600 novos empregos na cidade.
Além do presidente Lula, o anúncio – que ocorreu no Dia Mundial da Saúde – contou também com a presença do vice-presidente Geraldo Alckmin, o ministro da Fazenda Fernando Haddad, o ministro da Saúde Alexandre Padilha e o presidente global da Novo Nordisk, Lars Fruergaard Jorgensen.
No início do discurso, Lula destacou a proposta de isenção do Imposto de Renda para quem ganha até R$ 5 mil por mês, com aumento da tributação para os super-ricos, como forma de compensação.
Para ler a íntegra, acione o link abaixo:
https://tvtnews.com.br/com-lula-fabricante-do-ozempic-anuncia-investimentos-em-mg/