15/01/2024
Em solenidade realizada na última quinta-feira, dia 11, no BNB-Clube, em Fortaleza, foram empossados os integrantes da Diretoria e do Conselho Fiscal da Associação dos Aposentados do Banco do Nordeste (AABNB). Os novos diretores e conselheiros, eleitos em novembro passado, responderão pela entidade que representa os aposentados e pensionistas do BNB no triênio 2024/2026.
Integrantes da mesa, na solenidade de posse da Diretoria da AABNB.
A composição da mesa, realizada logo no início da solenidade, contou com a presença do diretor de Ativos e Terceiros do Banco do Nordeste, Thiago Alves Nogueira, na qualidade de representante do presidente do BNB, Paulo Câmara. Também compuseram a mesa, ao lado do presidente eleito da AABNB, Miguel Nóbrega Neto, os seguintes convidados: o presidente da Capef, Ocione Marques Mendonça; o presidente da Camed, Agenor Paulino Trindade; o presidente do Conselho Deliberativo da Capef, Luiz Abel Amorim de Andrade; a presidenta da AFBNB, Rita Josina e o presidente do BNB Clube, José Maurício de Lima Silva.
Presidente Miguel Nóbrega assina o “termo de posse” da nova Diretoria
De uma forma geral, em breves pronunciamentos, além de parabenizar os componentes da nova Diretoria e do Conselho Fiscal da AABNB, os convidados enalteceram a importância e o trabalho desenvolvido pela Associação, em defesa dos direitos dos aposentados e pensionistas do Banco do Nordeste. A presença dos presidentes da Capef, Camed, AFBNB e do Conselho Deliberativo da Capef foi saudada como importante sinal de união e integração entre os representantes da família benebeana. O diretor Thiago Nogueira destacou que Banco do Nordeste está de portas abertas para receber tanto os funcionários da ativa quanto os aposentados, aqueles que já vestiram e honraram a camisa da Instituição. Também participaram da solenidade de posse os diretores Sergio Clark e Henrique Tinoco, da Capef; os diretores Mário Hermógenes Pinto, Emanuela Faheina Ferreira e Pillipe Brandão Pinheiro, da Camed; o diretor Dorisval de Lima, da AFBNB, os ouvidores José Zelizio Libório e Maria Luiza Barbosa, da Capef e Camed, respectivamente; e a superintendente do Banco do Nordeste no Ceará, Eliane Brasil.
Pela AABNB, além dos diretores e conselheiros eleitos, marcaram presença o presidente José Edson Braga e os diretores Luiz Carlos Bezerra Lima e Waldir Faria Freitas. Com longa jornada de trabalho e dedicação em prol dos associados da AABNB, eles integraram, inclusive, a diretoria cujo mandato encerrou-se em dezembro último.
Presidente eleito e convidados
Componentes da Diretoria eleita, presentes na solenidade.
Em seu discurso de posse, Miguel Nóbrega enalteceu os 40 anos de atividades ininterruptas da AABNB, com seu trabalho incisivo em defesa dos direitos dos aposentados e pensionistas e na luta incansável por novas conquistas. Destacou que, para uma postura ativa em relação à defesa dos direitos dos aposentados e pensionistas, é imperativo que todos os Participantes, especialmente os diretores e Representantes da AABNB, estejam atentos às frequentes e recorrentes ameaças que rondam as entidades fechadas de previdência complementar, como a Capef, e os planos de saúde de autogestão, como a Camed. Relembrou que, num passado recente, a AABNB enfrentou sérias ameaças, as quais foram superadas graças ao obstinado trabalho desenvolvido pela AABNB, com o apoio do seu Quadro Social. Ao salientar que as ameaças permanecem atualmente, destacou a importância do trabalho desenvolvido por entidades como a Anapar e Abrapp.
Por outro lado, Miguel Nóbrega realçou que o Banco do Nordeste, além do seu comprometimento como Banco de Desenvolvimento Regional, demonstra grande preocupação com os recursos humanos do BNB, o que engloba funcionários da ativa e os aposentados. Da mesma forma, também enalteceu as atuais gestões da Capef e da Camed, pela seriedade de suas administrações. E salientou que o próprio Brasil vive uma situação mais tranquila, face à preocupação do atual governo com a recuperação da economia, e também por conta do enfrentamento das profundas desigualdades sociais do país.
O discurso de posse de Miguel Nóbrega poderá ser conferido, na íntegra, no final desta matéria, logo após a relação com os nomes de todos os diretores e conselheiros fiscais que tomaram posse nesta solenidade. Confira, a seguir, os componentes da Diretoria e do Conselho Fiscal da AABNB para o triênio 2024/2026:
Presidente: Miguel Nóbrega Neto (Fortaleza)
Diretor Administrativo: Genival Vila Nova (Fortaleza)
Suplente Dir. Administrativo: Jose Gomes de Amorim (Aracaju)
Diretor Articulação Institucional: Francisco Audirio Felizardo de Lima (Fortaleza)
Suplente Dir. Art. Institucional: Neusa Maria de Assunção Silva (São Paulo)
Diretor Financeiro: José Ferreira Chagas (Fortaleza)
Suplente de Dir. Financeiro: Germano Mendonça Alves (Maceió)
Diretor Social: Maria da Gloria de Freitas e Silva (Fortaleza)
Suplente Dir. Social: Sonia Maria de Oliveira Queiroz (Brasília)
********************************************************************
Antônio Nogueira Filho ( Fortaleza)
José Zelizio de Alencar Libório (Fortaleza)
Jose Maria de Carvalho (Fortaleza)
Renato Bezerra (João Pessoa)
Jose Solon Pinto Leite (João Pessoa)
Osvaldo Barboza da Silva (Recife)
*********************************************************************
Ex-diretores e novos diretores confraternizam
Plano geral da solenidade
Disponibilizamos, a seguir, a íntegra do discurso de posse de Miguel Nóbrega Neto, como presidente da AABNB, na solenidade realizada no BNB Clube de Fortaleza, no dia 11 de janeiro de 2024.
Inicialmente apresentamos nossas saudações aos presentes: Representantes do BNB, da CAPEF, da CAMED, da AFBNB, do nosso anfitrião, que nos acolhe neste momento, o BNB-CLUBE.
Também apresentamos nossa gratidão aos colegas, amigos e familiares, que sempre permaneceram ao nosso lado, nos apoiando e ajudando.
A AABNB, quando está completando seus 40 anos de existência, está dando posse uma nova diretoria.
Queremos agradecer a Deus por este importante momento, mas não podemos, também, deixar de registrar, com nossa tristeza, que, nos últimos anos, vários colegas da nossa diretoria tiveram que se afastar da associação…os colegas José Maria Albuquerque Gallas, José Valter de Andrade, e Luiz Paulino da Silva, por falecimento.
Além desses, também tiveram de se afastar, José Edson Braga, nosso presidente, Luiz Carlos Bezerra Lima, Francisco Ribeiro Monte, Agnor Gurgel, Luiz Gonzaga Coelho Pereira, Maria José Costa e Waldir Faria Freitas, por motivos de enfermidades as mais variadas.
No Conselho Fiscal, tivemos a continuidade dos trabalhos do Francisco Audírio Felizardo de Lima, Francisco Leandro da Silva, Almy Pereira Paixão, José Laércio da Silveira Araújo, e Ângelo Borges Leal Neto.
Mas, como um transatlântico, ousado, corajoso e intrépido, a AABNB, com a garra de sua Diretoria, de seus Representantes, Colaboradores e de seus Associados, continuou sua trajetória de luta a serviço do seu quadro social e dos seus ideais, buscando uma melhor qualidade de vida para os Aposentados e Pensionistas do nosso Banco do Nordeste, confirmando a já conhecida e consagrada ideia de que o nordestino é, acima de tudo, uma fortaleza e um idealista, que não se deixa abater.
E aqui estamos, unidos e fortes, dando posse a uma nova Diretoria, com as participações dos colegas Genival, Ferreira, Glória, Audírio, Amorim (Aracaju), Neusa (São Paulo), Germano (Maceó), Sônia Maria (Brasília); e, no Conselho Fiscal, Nogueira, Zelízio, José Maria, Renato e José Solon (João Pessoa), e Osvaldo (Recife), para cumprimento de um mandato de 2024 a 2026.
Mais uma vez reafirmamos nossos compromissos e ideais de defender um BNB, uma CAPEF e uma CAMED cada vez mais fortes e sempre em crescimento, mas também de defender os direitos e interesses de todos os funcionários, aposentados e pensionistas, no campo da negociação e, se necessário, da judicialização, contra todos e quaisquer ataques predatórios, partam de onde partirem.
É necessário que, todos nós, Participantes, Diretores, Conselheiros Deliberativos e Fiscais, estejamos sempre atentos às ameaças que pesam sobre os planos de saúde de autogestão (CAMED) e sobre os planos de previdência complementar fechados (CAPEF), pois estes não vivem um cenário de tranquilidade.
Sugerimos que os sites da Associação Nacional de Participantes de Fundos de Pensão e de Planos de Saúde de Autogestão (ANAPAR) e da ABRAPP, sejam periodicamente consultados por todos, para sabermos o que está acontecendo. MAS, MUITOS PREFEREM VIVER DISTANTES DA REALIDADE…AFINAL, É MUITO MAIS CÔMODO.
NO ENTANTO, OS ATAQUES ESTÃO PERMANENTEMENTE ACONTECENDO! E, no BNB, a história de um passado recente não pode ser olvidada. Não fosse a gigantesca luta da AABNB, da AFBNB e do Sindicato dos Bancários, em um passado não muito distante, a situação hoje, dos nossos planos de previdência e do plano de saúde, que já apresentam muitos problemas, seria imensamente mais trágica.
Daí a necessidade de uma vigilância e de um trabalho permanente por parte de todos os integrantes das Diretorias e dos Conselhos Deliberativos e Fiscais da CAPEF e da CAMED.
Para não dizer que não falei em flores, é importante registrar que, nos dias atuais, felizmente, estamos vivenciando um período de muita esperança e confiança, pois observamos que as atuais e competentes administrações do BNB, da CAPEF e da CAMED, mostram-se muito dedicadas a uma saudável política de recursos humanos, profícua e positiva, com resultados altamente favoráveis para essas entidades e para todas as famílias ligadas a esse grande Banco de Desenvolvimento Regional.
Assim, os resultados apresentados pelo BNB, pela CAPEF e pela CAMED, já trazem essa esperança de um futuro mais tranquilo, para todos e todas que fazem a família benebeana.
Também o nosso Brasil navega em mares menos tormentosos e mais preocupado com os nossos graves problemas sociais, graças à lucidez de seus atuais governantes, nos quais também depositamos nossa esperança e confiança.
Esta nova diretoria da AABNB, já está entregando, ao nosso ilustre presidente do BNB, Dr. Paulo Câmara, uma correspondência, na qual apresentamos algumas sugestões e pedidos de estudos, objetivando aperfeiçoamentos e melhorias nos planos de previdência complementar da CAPEF e no plano de saúde da CAMED, que resultarão em melhorias na qualidade de vida dos aposentados, pensionistas e funcionários da ativa do BNB.
Portanto, vamos continuar trabalhando neste ano que ora iniciamos. Apresentamos nossos sinceros votos de muita paz, saúde e prosperidade para todos os presentes, extensivos aos familiares.
Obrigado a todos e a todas