28/07/2022
Diretoria da AABNB formaliza pedido de audiência com o presidente do Banco do Nordeste, José Gomes da Costa, por meio de ofício encaminhado ao gabinete da presidência do BNB, nesta terça-feira, 26 de julho, para tratar da questão do reajuste do Plano BD da Capef. Reajustados em janeiro deste ano com um índice de 5,97%, os benefícios do Plano BD receberam um percentual que sequer atinge a 60% da inflação medida pelo INPC para o ano de 2021.
O índice utilizado para reajustar o Plano BD (5,97%) apresenta uma defasagem superior a 40% em relação à inflação oficial medida pelo INPC, referente ao ano anterior, que atingiu 10,16%. Diante desse quadro, a diretoria da AABNB pretende ampliar o leque de discussões a respeito do tema, iniciado tão logo a Capef divulgou esse índice, a fim de buscar uma solução que possa atender as expectativas dos aposentados assistidos pelo Plano BD.
Quanto ao Plano BD, dentre as providências já encaminhadas pela AABNB, destacamos as correspondências enviadas à CAPEF, ANAPAR e à PREVIC, no início de fevereiro, solicitando estudos com vistas à resolução do problema. Já no mês de abril, em audiência realizada no dia 27, mantivemos contato com o presidente do BNB, José Gomes da Costa. Sensibilizado diante da situação, o presidente disse que também determinaria a realização de estudos a respeito do tema, com a finalidade de encontrar alternativas à solução do problema do reajuste do Plano BD.
Acompanhe o site da AABNB, pois, tão logo a Diretoria seja recebida nessa nova audiência com o presidente do Banco do Nordeste, traremos, aqui no site, as informações decorrentes desse encontro.