Economia – Por que os preços não param de subir?

02/08/2021

As projeções para a inflação este ano no Brasil vêm aumentando nos últimos meses e o país se distancia cada vez mais da meta estabelecida para 2021. O Boletim Focus mais recente estima inflação de 6,56% para este ano, o centro definido pelo governo é de 3,75%. A expectativa do mercado cresce há 16 semanas.

Para todas as brasileiras e brasileiros que vão ao mercado, precisam de gasolina ou pagam energia elétrica, a tendência apontada pelos dados já era óbvia. A sequência de alta nos preços atinge itens básicos, como energia, combustível e comida.

Muito desse cenário é impactado diretamente por ações do poder público. A crise foi potencializada pela pandemia, mas a realidade mostra que o país não estava preparado e não protegeu a própria economia para enfrentar a emergência sanitária de maneira mais sustentável.

Nesta semana, a série Brasil de Fato Explica fala sobre a relação direta entre o bolso da população e as ações do governo federal.

Para além do economiquês relacionado ao preço das commodities, à desvalorização do real e à demanda reprimida, há aspectos mais práticos nessa fórmula.

Para ler a íntegra, acesse o link abaixo e siga para a página do portal de notícias Brasil de Fato. 

https://www.brasildefato.com.br/2021/08/01/bdf-explica-por-que-os-precos-nao-param-de-subir

 

Imprimir
WhatsApp
Copy link