‘País não está quebrado. Aumento da fortuna de milionários é a prova’, diz economista

10/05/2021

País em debate…reproduzimos, a seguir, debate realizado pelo portal Rede Brasil Atual.

Professor da PUC-SP explica como a alta do desemprego do país é fruto de políticas públicas, e não de crise econômica

Brasil de Fato – Os percentuais de desemprego e endividamento neste período de pandemia estão em patamares mais elevados do que seria possível devido a decisões políticas, que priorizam milionários, como acionistas de grandes empresas e investidores estrangeiros, em detrimento do trabalhador brasileiro. Essa é a avaliação dos economistas Ladislau Dowbor e Juliane Furno, professores da Pontifícia Universidade Católica de Sao Paulo (PUC-SP) e da Universidade de Campinas (Unicamp), respectivamente.

De acordo com dados do ministério da Economia, o PIB (Produto Interno Bruto) de 2020 foi de R$ 7,5 trilhões. Atualmente, a população brasileira, segundo estimativa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) é de 212 milhões de pessoas.

Para Ladislau Dowbor, professor titular de pós-graduação da PUC/SP, com esse PIB, não era para a maior parte da população brasileira viver como vive. “O que a gente produz hoje dá 11 mil reais por mês, por família de quatro pessoas; a gente produz muito mais do que o necessário para assegurar a todo mundo uma vida digna e confortável”, resume.

Dos 212 milhões de habitantes, 150 milhões são adultos, no entanto, apenas 44 milhões tem empregos formais. “Ou seja, num país que tem tanta coisa para fazer, tem tanta gente no setor informal, ou desempregados, ou desalentados, isso aqui é um problema! A gente está subutilizando a força de trabalho. Nosso problema não é econômico, é de organização política e social”, pontua.

Para ler a íntegra e ter acesso ao vídeo com os economistas Ladislau Dowbor e Juliane Furno, clique no link abaixo.

https://www.redebrasilatual.com.br/economia/2021/05/pais-nao-esta-quebrado-aumento-da-fortuna-de-milionarios-e-a-prova-diz-economista/ 

 

Imprimir
WhatsApp
Copy link