Ministra da Agricultura quer censurar dados sobre risco de alimentos ultraprocessados

18/09/2020

A ministra da Agricultura, Tereza Cristina, enviou uma nota técnica ao ministro Eduardo Pazuello, da Saúde, pedindo uma “ampla revisão” do Guia Alimentar para a População Brasileira com foco na retirada de informações contrárias aos ultraprocessados.

“Em relação à diferenciação de ‘alimento ultraprocessado’ por meio da contagem do número de ingredientes (frequentemente cinco ou mais) parece ser algo cômico. As receitas domésticas que utilizam vários ingredientes não podem em hipótese alguma serem rotuladas dessa forma, o que demonstra um evidente ataque sem justificativa à industrialização”, diz trecho de nota obtida pelo O Globo.

Apesar da alegação da ministra, o texto especifica que está tratando de produtos industrializados. “A fabricação de alimentos ultraprocessados, feita em geral por indústrias de grande porte, envolve diversas etapas e técnicas de processamento e muitos ingredientes, incluindo sal, açúcar, óleos e gorduras e substâncias de uso exclusivamente industrial”, afirma o guia.

A reportagem é do portal Brasil de Fato. Acesse o link abaixo, para ler a íntegra.

https://www.brasildefato.com.br/2020/09/18/ministra-da-agricultura-quer-censurar-dados-sobre-risco-de-alimentos-ultraprocessados

 

Imprimir
WhatsApp
Copy link