08/03/2022
Reproduzimos, a seguir, reportagem publicada pelo Valor Econômico…
A liberação dos valores a receber começou nesta segunda-feira (7); somente quem tem certificação garantida pelo governo federal pode pedir o saque desse dinheiro
Os valores “esquecidos” nos bancos começaram a ser liberados pelo Banco Central nesta segunda-feira (7), mas somente quem tem certificação garantida pelo governo federal pode pedir o saque desse dinheiro. É necessário que o usuário esteja encaixado no nível prata ou ouro da plataforma gov.br.
Contas gov.br já são conhecidas da população que precisou utilizar os serviços do governo recentemente. É a partir dela que os inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), por exemplo, acompanham o andamento do processo seletivo. A conta também é necessária para acessar os serviços digitais do Sistema Único de Saúde (SUS), do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e da Secretaria Nacional de Trânsito (anteriormente Denatran).
Existem três níveis de confiabilidade de acesso ao cadastro federal e eles dependem da forma como o usuário chegou ao sistema: o bronze, a prata e o ouro. Como todos os usuários já entram na plataforma na modalidade bronze, é possível pedir ao sistema federal um avanço de categoria através do serviço de Selos de Confiabilidade porque formas de autenticação mais robusta são necessárias.
O nível prata está liberado para quem fez o cadastro na Senatran a partir da biometria facial, para clientes de instituições bancárias credenciadas pelo governo federal, e para servidores públicos cadastros no Sistema de Gestão de Pessoas do Governo Federal (Sigepe).
Já a conta ouro é permitida para os usuários com cadastro por biometria facial a partir dos sistema da Justiça Eleitoral ou brasileiros com Certificado Digital autenticado pela Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira (ICP-Brasil).
Para subir o nível, o usuário deve acessar a plataforma de Selo de Confiabilidade do Governo Federal e escolher as opções disponíveis dentro das modalidades prata ou ouro.
Outra alternativa é através do painel inicial da conta gov.br. O caminho para a acessar o sistema é Privacidade > Gerenciar Selos de Confiabilidade.
Brasileiros ainda não cadastrados no sistema federal podem criar a conta gratuitamente, tanto pelo navegador quanto através de aplicativos para aparelhos móveis Android e iOS. É necessário ter em mãos o número de CPF. O recém-chegado já inicia o acesso com o nível bronze.