Sete municípios concentram um quarto do PIB brasileiro. Cai participação das capitais

17/12/2019

IBGE mostra tendência de desconcentração entre as cidades brasileiras, mas desigualdade regional persiste. São 69 municípios com 49,8% da riqueza e 1.324 com 1%

Sete dos quase 5.600 municípios do país concentravam um quarto do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro em 2017, segundo o IBGE. Apenas a cidade de São Paulo respondia por 10,6% do total, enquanto Paulínia, no interior paulista, tinha o maior PIB per capita, impulsionado pelo refino de petróleo. Os dados foram divulgados nesta sexta-feira (13), mostrando tendência de desconcentração e permanência de desigualdade. As capitais perderam participação.

De acordo com o instituto, os 69 municípios com maiores PIB somam quase metade (49,8%) do PIB e pouco mais de um terço da população. No mesmo ano, os 1.324 municípios com menor PIB tinham 1% do PIB e 3,1% da população.

“A análise da distribuição do PIB por concentrações urbanas (arranjo populacional com mais de 100 mil habitantes, reunindo uma ou mais cidades com alto grau de integração, devido aos deslocamentos para trabalho ou estudo) permite verificar que ¼ da produção econômica do País em 2017 estava em apenas duas delas: São Paulo/SP (17,3%), onde se situa, entre outros, o município de Osasco (SP); e Rio de Janeiro/RJ (7,7%)”, diz o IBGE. As 10 maiores concentrações urbanas respondem por 43% do PIB: São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Belo Horizonte, Porto Alegre, Curitiba, Campinas (SP), Salvador, Recife e Fortaleza.

A informação, entre outros veículos, está disponível no portal Rede Brasil Atual (RBA). Para ler a matéria na íntegra, clique no link abaixo:

https://www.redebrasilatual.com.br/economia/2019/12/7-municipios-concentram-um-quarto-do-pib/

 

 

 

Imprimir
WhatsApp
Copy link