11/08/2020
A informação abaixo foi extraída do portal Rede Brasil Atual. Confira o link, ao final do texto.
CORRIDA TECNOLÓGICA
Presidente Putin disse que espera que a produção em massa do medicamento comece em breve. Ministro da Saúde afirma que droga mostrou ‘segurança e eficácia’.
– O presidente da Rússia, Vladimir Putin, anunciou nesta terça-feira (11) o registro da primeira vacina contra o novo coronavírus no mundo. Segundo Putin, a vacinação da população deverá se realizar exclusivamente de forma voluntária. Ele disse também que espera que a produção em massa do medicamento comece em breve.
As informações foram divulgadas pelo canal de televisão russo RT, o primeiro que divulga informações em espanhol naquele país.
O ministro da Saúde da Rússia, Mikhail Murashko, disse que a droga mostrou eficácia e segurança. Ele lembrou que a vacina será produzida em duas plataformas: pelo Centro Nacional de Pesquisa de Epidemiologia e Microbiologia Gamaleya e pela empresa Binnofarm. Por sua vez, a investidora russa Sistema explicou que a Binnofarm terá capacidade para produzir cerca de 1,5 milhão de doses anuais.
A vacina, criada artificialmente sem nenhum elemento do coronavírus em sua composição, está na forma liofilizada e representa um pó para preparar uma solução administrada por via intravenosa.
O presidente Putin ainda informou que uma de suas filhas foi vacinada contra a Covid-19. “Uma de minhas filhas foi vacinada, tendo participado da fase de testes. Após a primeira vacinação, ficou com 38 graus de temperatura, no dia seguinte tinha 37 graus e pouco. E é tudo”, afirmou Putin.