16/12/2020
Petição é uma das frentes contra o desfinanciamento da saúde pública. Outra é a campanha “O Brasil precisa do SUS”, lançada nesta terça-feira
O presidente do Conselho Nacional de Saúde (CNS), Fernando Pigatto, entregou nesta terça-feira (15) ao presidente da Câmara, deputado Rodrigo Maia (DEM-RJ), 577 mil assinaturas coletadas até então para reivindicar mais recursos para SUS (Sistema Único de Saúde) em 2021. Iniciativa do CNS, a petição pública, que ainda pode ser assinada, visa pressionar o Legislativo a manter o piso emergencial no orçamento da Saúde para o próximo ano.
Caso seja mantido o estabelecido pelo Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias enviado à Câmara pelo governo de Jair Bolsonaro, o Sistema Único de Saúde perderá os R$ 35 bilhões emergenciais liberados neste ano em função da pandemia. O governo leva em consideração a expiração do decreto da situação de calamidade pública em 31 de dezembro, o que coloca o país novamente sob as regras da emenda do teto de gastos que acentua o desfinanciamento do sistema público de saúde.
A reportagem é do portal Rede Brasil Atual. Leia a íntegra com apenas um clique no link abaixo.