AABNB
Reivindicações defendidas pela AABNB integram pauta de negociação do Comando Nacional dos Bancários

06/08/2024

A participação efetiva dos funcionários ativos e aposentados do Banco do Nordeste nas diretorias executivas do Sistema Capef-Camed, com a presença de representantes eleitos, é uma antiga reivindicação defendida pela AABNB. A Associação ressalta que os funcionários, ativos e assistidos, contribuem com parte dos seus salários para a formação das reservas que asseguram os benefícios promovidos pelas Caixas de Previdência e de Assistência Médica dos trabalhadores do BNB. Nessa condição, é pertinente que eles requeiram o direito de participar do sistema de gerenciamento das duas entidades.

Por meio de ofício encaminhado à Contraf-CUT, em fevereiro último, cuja cópia foi entregue diretamente à presidenta da Entidade, Juvânvia Moreira, durante a realização do 29º Congresso dos Funcionários do BNB, entre os dias 30/5 e 01/6/24, em Beberibe-CE, a AABNB ratificou as suas reivindicações. O documento solicita a inserção de uma cláusula na pauta do Acordo Coletivo de Trabalho dos Funcionários do Banco do Nordeste-2024, que estabeleça a escolha de diretores executivos para a Capef e Camed, por meio de eleição, entre os funcionários ativos e assistidos da Capef e do corpo social da Camed.

Confira, a seguir, os principais pontos debatidos entre o Comando Nacional dos Bancários, assessorado pela Comissão Nacional dos Funcionários do BNB (CNFBNB), e a direção do Banco do Nordeste do Brasil (BNB), na quarta rodada de negociação da Campanha Nacional.

Em nova rodada de negociação, funcionários debatem Capef e Camed com o BNB

Na última sexta-feira (2), o Comando Nacional dos Bancários, assessorado pela Comissão Nacional dos Funcionários do BNB (CNFBNB), esteve reunido com a direção do Banco do Nordeste do Brasil (BNB), na sede administrativa do Passaré, em Fortaleza, para a quarta rodada de negociação da Campanha Nacional, abordando Capef e Camed. 

Imagem ilustrativa
“Nessa primeira rodada de negociação presencial da campanha dos funcionários do BNB, quarta rodada no geral, nós reafirmamos o compromisso dos representantes dos trabalhadores com essa mesa de negociação, com o diálogo e com avanços para a categoria, sobretudo os funcionários do BNB”, enfatizou o representante do Comando Nacional e presidente da Fetrafi/NE, Carlos Eduardo. Ele completou: “nessa rodada, abordamos a caixa de previdência dos funcionários, Capef, e o plano de saúde, Camed e destacamos a importância de uma boa gestão, até porque os donos dos recursos são os trabalhadores”.

A representação do banco também reforçou o compromisso em consolidar o acordo coletivo de trabalho, com o objetivo de fortalecer o BNB, reafirmando o compromisso com o diálogo e com a mesa de negociação.

Capef

A representação dos funcionários destacou que é fundamental que o banco apresente soluções efetivas para a Capef, um debate recorrente na mesa de negociação permanente. 

Os funcionários cobraram a reformulação no plano BD, com aporte de recursos para implementar as alterações necessárias, além da criação de uma comissão paritária ou um grupo de trabalho, composto também por aposentados, para apresentar propostas objetivando diminuir as contribuições dos ativos e assistidos, assim como realizar a revisão do plano de benefícios. A Comissão Nacional solicitou ainda uma revisão estatutária e do regulamento da Capef, garantindo o fim do voto de qualidade e a eleição de um diretor representante dos associados, com função executiva.

Os funcionários querem ainda a redução do custeio do Plano CV-I para 1% das contribuições mensais dos associados e do banco; além de cobrar que o banco crie mecanismos para proteger os fundos e evitar que tenham a gestão transferida ao mercado financeiro.

Camed

Os representantes dos trabalhadores reivindicaram ainda melhorias para o plano de saúde, Camed. Os funcionários querem que o BNB, na qualidade de mantenedor e patrocinador do Plano Natural da Camed, contribua com 70% de todo o custeio, ficando os associados responsáveis por 30% dos custos totais. A Comissão Nacional quer ainda melhorias nas redes credenciadas, melhoria no atendimento aos adictos, ressarcimento de despesas com deslocamento, alimentação e hospedagem quando o funcionário precisar se deslocar para outra localidade pela ausência de credenciados em suas cidades.

Os funcionários reivindicaram também a criação de uma comissão paritária visando o fim do voto de qualidade, a exemplo do solicitado em relação à Capef, assim como a eleição de dois diretores eleitos pelos associados com função executiva.

Com relação ao reajuste da Camed, os funcionários solicitaram que fosse realizado na mesma época do reajuste da categoria e seguindo, no máximo, o mesmo índice acordados para a atualização salarial.

Imprimir
WhatsApp
Copy link