14/11/2024
Reproduzimos, a seguir, reportagem gerada pelo portal TVT News.
Saiba quem é quem na reunião do 20 no Rio de Janeiro. Imagem: reprodução G20
A Cúpula de Líderes do G20 de 2024 será realizada nos dias 18 e 19 de novembro, no Rio de Janeiro, no Museu de Arte Moderna (MAM). O evento é fundamental para o futuro da governança global e reunirá as 20 maiores economias do mundo. Saiba quem virá para o G20 no Rio de Janeiro com a TVT News.
A Cúpula do G20 é a reunião entre os chefes de Estado ou de Governo dos países integrantes. O termo “Cúpula” vem da definição em inglês (“Summit”) e refere-se ao ponto mais alto de uma montanha. Portanto, a Cúpula é o momento final das mais de cem reuniões do G20, ao longo de todo um ano.
Em 2024, o Brasil exerce a presidência do G20 até o dia 30 de novembro de 2024. Por isso, a reunião de cúpula do G20 será no Brasil e o Rio de Janeiro foi escolhido para sediar a reunião dos chefes de estado.
O G20 é composto por 19 países e dois órgãos regionais.
Os países que fazem parte do G20 são:
Os órgãos regionais que fazem parte do G20 são: a União Africana e a União Europeia.
Os membros do G20 representam cerca de 85% do Produto Interno Bruto (PIB) mundial, mais de 75% do comércio mundial e cerca de dois terços da população mundial.
Estão confirmadas as presenças do presidente dos Estados Unidos, Joe Biden e do presidente da China, Xi Jinping. Biden, inclusive, terá encontro com indígenas em Manaus.
O presidente da Rússia, Vladimir Putin, não virá e deve ser representado pelo ministro das Relações Exteriores, Sergey Lavrov.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva será o anfitrião da cúpula do G20 no Rio de Janeiro. Além dele, do presidente Biden e do presidente Xi Jinping também confirmaram presença:
De acordo com informações da diplomacia brasileira, com exceção de Putin, os demais líderes do G20 estarão presentes na cúpula do G20 no Rio de Janeiro.
Ainda não confirmaram presença oficialmente, mas são lideranças que devem estar na reunião do G20:
Tão importante quanto saber quem é quem no G20, é entender quais as pautas o Brasil vai defender na cúpula. A presidência do Brasil no G20 representa um momento histórico e emblemático na retomada do protagonismo do país no cenário internacional. Durante este período, serão discutidos assuntos prioritários do atual governo brasileiro, incluindo o combate à fome, pobreza e desigualdade, as três dimensões do desenvolvimento sustentável (econômica, social e ambiental) e a reforma da governança global.
A Cúpula de Líderes do G20 de 2024 será realizada nos dias 18 e 19 de novembro no Museu de Arte Moderna (MAM) do Rio de Janeiro. A cerimônia de abertura da Cúpula, no dia 18, será marcada pelo lançamento da Aliança Global Contra a Fome e a Pobreza, iniciativa brasileira que mobiliza países e organizações internacionais para acelerar os esforços no combate à fome e à pobreza até 2030.
À tarde, o foco da discussão – que será restrita aos chefes de Estado – é a reforma da governança global, um tema central na presidência brasileira do G20. A proposta é discutir como modernizar as principais instituições internacionais, como a ONU, o FMI, o Banco Mundial e a Organização Mundial do Comércio, para que reflitam as realidades contemporâneas e promovam uma governança mais justa e eficiente.
O debate sobre as transições energéticas está marcado para a manhã do dia 19 de novembro. O Brasil, que tem se posicionado como líder em questões ambientais na agenda global, defende uma abordagem que considere as realidades locais e o acesso a fontes de energia limpa.