AABNB
Presidente do Banco do Nordeste recebe a Diretoria da AABNB

27/02/2024

Na tarde da última quinta-feira, 22 de fevereiro, o Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, recebeu a Diretoria da AABNB na sede da Instituição, no Passaré. Também participaram da reunião, a Diretora de Administração, Ana Teresa Barbosa de Carvalho, e o Diretor de Ativos de Terceiros, Thiago Alves Nogueira, além de superintendentes e outros gestores do Banco.

Na audiência solicitada pela AABNB, foram tratados os seguintes assuntos:

1. Questões relacionadas aos planos de benefícios da Capef, notadamente o problema de equilíbrio estrutural do Plano BD;

2. Eventual descontinuidade da condição do Banco do Nordeste como instituição mantenedora da Camed;

3. Endividamento de aposentados do BNB; e

4. Tratamento dispensado a aposentados e pensionistas por parte de superintendências e agências do Banco do Nordeste.

Ressalte-se de início, por oportuno, que toda a reunião transcorreu num clima de muito respeito, cordialidade e profissionalismo. O Presidente da AABNB, Miguel Nóbrega, apresentou, de maneira objetiva, franca e transparente, os assuntos da pauta, com exposição dialogada dos principais problemas e questionamentos inerentes aos aposentados e pensionistas do Banco. Deixou claro, inclusive, que a AABNB move ação judicial contra a União Federal, o BNB e a Capef, que busca reparar danos causados aos participantes do Plano BD ao longo do tempo, com ênfase para a ideia de que a responsabilização pelo aporte de recursos para a cobertura de déficits deve ser imputada à União Federal.

A seguir, um resumo de cada um dos pontos discutidos.

Planos de benefícios da Capef

Grupo de Trabalho

Ao serem apresentadas as questões vinculadas aos planos BD e CV, foi solicitado esclarecimento quanto ao fato de a AABNB e outras entidades representativas não terem tido acesso ao resultado dos estudos empreendidos pelo Grupo de Trabalho criado pelo Banco no sentido de formular propostas para a solução dos problemas que envolvem a renda previdenciária de aposentados e pensionistas.

Os representantes da Administração do Banco argumentaram que o Grupo de Trabalho efetivamente se debruçou sobre as propostas formuladas pelas entidades representativas, que os estudos apontam soluções que ainda estão em processo de análise e que, pela complexidade do assunto, carecem de tempo para que uma proposta concreta de solução possa ser repassada. Destacaram o empenho da Administração em fazer o que estiver ao seu alcance para uma solução definitiva.

O Presidente Paulo Câmara afirmou que a solução da questão previdenciária é um dos três principais desafios que ele tomou a si para deixar como legado de sua passagem na Instituição e que tem se empenhado diuturnamente nesse sentido.

A Diretora Ana Teresa de Carvalho pediu, então, que tenhamos um pouco mais de paciência para que os estudos e articulações avancem e o Banco possa apresentar propostas com possibilidades concretas de solução do problema.

Solução Postalis

Na oportunidade, a Diretoria da AABNB trouxe à luz a notícia sobre a solução dos desequilíbrios financeiro e atuarial do fundo de pensão Postalis, fato que despertou grande interesse do Presidente Paulo Câmara, o qual, in continenti,  determinou que os dirigentes, gestores e assessores do BNB presentes à reunião procurem se inteirar dos detalhes da mencionada solução.

Alterações no Regulamento do Plano BD (artigo 86)

O Presidente do Banco e a Diretora de Administração asseguraram que se encontram em estágio avançado as providências necessárias para a efetiva alteração do artigo 86 do Regulamento do Plano de Benefícios Definidos da Capef, para eliminar a possibilidade de reajustes anuais de nossos benefícios com índices inferiores ao INPC do ano imediatamente anterior.

 

Relações entre instituições mantenedoras

e planos de saúde de autogestão

Miguel Nóbrega externou a preocupação dos associados da AABNB quanto à eventual descontinuidade da condição do Banco do Nordeste como mantenedor da Camed, em função das notícias que correm sobre o recente trâmite de ação judicial sobre o assunto e que envolve o Banco, combinadas com a possibilidade de mudança no arcabouço legal que rege as relações entre instituições mantenedoras e planos de saúde de autogestão.

O Presidente Paulo Câmara declarou a sua opinião no sentido de que a mencionada ação judicial, embora não tenha sido definitivamente julgada e concluída, não prosperará e tranquilizou a todos quanto à permanência do BNB como mantenedor da Camed, assegurando que a motivação para a eventual mudança do papel do Banco nesse âmbito se deve à visão equivocada do governo passado.

Endividamento de aposentados

Na sequência, Miguel Nóbrega abordou a questão do endividamento de aposentados do Banco e reivindicou que a Administração da Instituição analise a possibilidade de melhorias nas condições de empréstimos e financiamentos concedidos e a conceder pelo Banco a esse segmento de clientes.

O Presidente Paulo Câmara mostrou-se totalmente sensibilizado com a questão e, imediatamente, determinou que os gestores do Banco procurem, dentro dos limites regulamentares, as melhores condições possíveis para negociação de dívidas e concessão de novas operações, tanto em termos de elastecimento de prazos e de limites de valor, como de outras melhorais efetivas em benefício dos aposentados.

Tratamento dispensado a aposentados e

pensionistas em superintendências e agências

Outro assunto abordado no encontro com o Presidente do BNB foi relativo à maneira como são tratados os aposentados e pensionistas nas suas relações de negócios e interações sociais nas superintendências e agências do BNB.

O Presidente da AABNB mencionou que, de forma geral, aposentados e pensionistas têm merecido tratamento digno e, em alguns casos, excepcionalmente carinhosos por parte dos funcionários da ativa. No entanto, há registros de reclamações que chegam à Associação dando conta de situações de descaso e até mesmo de desrespeito envolvendo as relações com nossos associados. Embora representem exceções, atitudes assim causam desconforto e estranheza, diante da grandeza de propósitos de uma Instituição como o Banco do Nordeste e da imagem que usufrui na sociedade brasileira.

O Presidente Paulo Câmara foi enfático em determinar que se faça trabalho urgente com todos os superintendentes do Banco para que estes se inteirem dessa questão específica e que todas as pessoas que se dirijam a qualquer dependência do Banco, sem exceção, tenham o tratamento digno que a Instituição preconiza.

Ao término da audiência, os diretores da AABNB avaliaram o encontro como de pleno êxito, não apenas pelo fiel cumprimento da agenda planejada, como pelos compromissos assumidos pelos dirigentes do BNB e a maneira como o diálogo se estabeleceu.

A Diretoria
Imprimir
WhatsApp
Copy link