14/06/2021
Em defesa do FNE, FNO e FCO/Fundos Constitucionais e Bancos BNB e BASA
1) O Nordeste brasileiro, como sabemos, ocupa mais de 18% da área do pais. Por sua semi-aridez geográfica, as secas periódicas sempre despertaram a atenção de seus governantes. Daí, afora a IFCOS depois DNOCS, houve a criação inicial do fundo de socorro a elas pela constituição de 1946 e do chamado polígono das secas em 1951, com a destinação de recursos específicos para sua atuação e consequente aplicação de recursos que lhes foram destinados.
2) Em 1952, foi criado o Banco do Nordeste do Brasil, o qual, ao longo dos seus quase 69 anos de existência e operacionalização, jamais foi descaracterizado pela má política, nem por administradores desprovidos da visão adequada a seus objetivos e responsabilidades, donde a transformação do nordeste de hoje, incluídos, atualmente, em sua área de atuação, os estados de minas gerais e espírito santo. Tanto que seus resultados comprovam isso.
3) Pela constituição cidadã de 1988, foram criados os fundos constitucionais do Norte/FNO/BASA, Nordeste/FNE/BNB e Centro-Oeste/FCO/BB, que vieram garantir, de maneira mais permanente, a fonte principal de seus recursos.
4) Assim, precisamos dizer não à aprovação da famigerada Medida Provisória 1052, que visa o desmonte desses recursos e consequentemente do BNB e do BASA. Para tanto é necessário o apoio incontinente de toda a classe política, empresarial e entidades sérias que visam a proteção do desenvolvimento nosso país, sobretudo dessas áreas ora atingidas pela imoral redução proposta de seus constitucionais recursos.
5) Que todos nós, também, funcionários e aposentados do BNB e do BASA, acionem seus representantes políticos em seus estados e em Brasília para evitar a aprovação de tamanha e perversa pretensão dessa PEC.
7) Avante, portanto, nessa luta, que é também de todos nós!
José Edson Braga – Presidente da AABNB
(Evento on line/live realizado em 10.06.2021- 19 às 21 h)