Artigo | Um aviso das galinhas do mundo

16/07/2020

Como a nossa dependência de alimentos produzidos em massa aumenta o risco de pandemias

O artigo que reproduziremos a seguir é um capítulo do livro ‘On Pandemics: Doenças Mortais da Peste Bubónica ao Coronavírus”, de David Waltner-Toews, disponível agora na Greystone Books. Extraído e adaptado com a permissão da editora, foi publicado no portal Brasil de Fato.

David Waltner-Toews é epidemiologista veterinário,  autor de mais de vinte livros. Ele vive em Kitchener, Província de Ontário, no Sul do Canadá.

Em 1997, Lam Hoi-Ka, um menino de três anos anteriormente saudável, morreu de falência de múltiplos órgãos em Hong Kong. Quando uma equipe de virologistas dos países baixos declarou que o agente mortal tinha sido o H5N1, um vírus anteriormente conhecido por infectar apenas aves, os cientistas ficaram chocados.

A possibilidade teórica de uma pandemia global mortal, semelhante à gripe espanhola de 1918 que matou milhões de pessoas, foi subitamente concretizada.

Enquanto cientistas de todo o mundo localizavam urgentemente as origens e a propagação inicial do novo vírus, o resto de nós via as imagens televisivas de pessoas desesperadas. O que tornou estas imagens confusas e alarmantes foram as histórias que as acompanharam.

Para ler a íntegra, acesse o link abaixo.

https://www.brasildefato.com.br/2020/07/15/artigo-um-aviso-das-galinhas-do-mundo

 

Imprimir
WhatsApp
Copy link