Imagem
Decisão judicial, Operação Greenfield
Anapar celebra decisão judicial que absolve réus da Operação Greenfield

17/01/2025

Reproduzimos, a seguir, nota publicada pela Anapar.

Depois de oito anos de espera, a 10ª Vara Criminal Federal do Distrito Federal proferiu a primeira sentença relacionada à Operação Greenfield, absolvendo sumariamente Demóstenes Marques, Luiz Philippe Torelly, José Lino Fontana, Ricardo Berretta Pavie, Manuela Cristina Lemos Marçal, Luiz Antônio dos Santos, Humberto Santamaria, Sônia Nunes Rocha Pires Fagundes e Carlos Fernando Costa.

A Operação Greenfield, iniciada em 2016, investigou investimentos feitos pelos fundos de pensão FUNCEF e PETROS no Fundo de Investimento em Participações (FIP) Enseada. À época, o aporte foi realizado com base em pareceres técnicos e estudos de viabilidade, visando a retomada da produção de equipamentos eletrônicos da marca Gradiente pela empresa CBTD S.A., na Zona Franca de Manaus.

Apesar de o projeto não ter alcançado os resultados esperados devido a mudanças tecnológicas no mercado, os fundos Funcef e Petros não sofreram prejuízos, uma vez que o Bradesco Investimentos restituiu integralmente, em 2018, os valores corrigidos, totalizando R$ 104 milhões.

A defesa dos réus contou com a destacada atuação dos advogados Mariana Mei de Souza, Renata Mollo dos Santos e Marthius Sávio Cavalcante Lobato, que ao longo do processo demonstraram a regularidade das decisões de investimento e a inexistência de qualquer prática ilegal.

A Anapar celebra a decisão e espera que, a partir deste marco, os demais processos relacionados à Operação Greenfield sejam analisados com isenção e celeridade, garantindo julgamentos justos e o fim de um longo período de punitivismo desproporcional.

Imprimir
WhatsApp
Copy link