24/09/2020
No país que tem a maior diversidade genética de plantas do planeta e habita o imaginário de muita gente como a terra em que se plantando tudo dá, não é difícil imaginar porque foi naturalizada a percepção de que frutas, verduras e legumes de qualquer espécie estão disponíveis o ano todo. No entanto, a perda de noção sobre a sazonalidade dos alimentos que vêm da terra está muito mais relacionada a hábitos cada vez mais homogeneizados do que ao potencial do solo brasileiro.
Para garantir tomate, alface, laranja, banana, cenoura e mais uma infinidade de espécies no supermercado em qualquer mês, é preciso mudar o tempo dos processos naturais das plantas, fazer uso de técnicas que evitem pragas, mudar a composição da terra e usar estufas e outras tecnologias. Tudo isso causa impactos diretos no preço e no valor nutricional dos alimentos.
Esta reportagem, bastante interessante, foi extraída do portal Brasil de Fato. Para ler a íntegra e, desse modo, aprofundar o grau de reflexão que a matéria sugere, acesse o link abaixo.