Em fevereiro deste ano, a diretoria da AABNB encaminhou, pelos Correios, ofício para a Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro da CUT (Contraf-CUT) com uma série de considerações e reivindicações a respeito do Plano BD da Capef. Naquela oportunidade, a Anapar, o Sindicato dos Bancários do Ceará e a Comissão Nacional dos Funcionários do BNB (CNFBNB) também receberam uma cópia do documento. (Informação divulgada na edição 330, de março/2024, do Jornal da AABNB)
Presidenta da Contraf-CUT, Juvândia Moreira, e o diretor administrativo da AABNB, Genival Vila Nova, durante o 29º Congresso dos Funcionários do BNB, em Beberibe-CE.
Agora, por ocasião do 29º Congresso dos Funcionários do BNB, realizado de 30/5 a 01/6, em Beberibe-CE, a AABNB teve oportunidade de ratificar as reivindicações formuladas em fevereiro, ao entregar uma cópia daquele ofício à presidenta da Contraf-CUT, Juvândia Moreira, em Beberibe.
No documento, a AABNB traça um amplo histórico do Plano BD, da Capef, e salienta que, ainda hoje, o referido plano apresenta distorções em relação aos valores recebidos pelos assistidos. Ressalte-se que, atualmente, muitos funcionários do BNB protelam suas aposentadorias, em razão dos prejuízos e das perdas a que serão submetidos.
A diretoria da AABNB reivindica que a Contraf-CUT e a Anapar analisem a possibilidade de incluir o “caso Capef” entre os processos capitaneados por essas entidades (por exemplo, planos de benefícios da Funcef e da Petros), com vistas à correção de distorções históricas e a melhoria do Plano BD da Capef.
Confira, abaixo, a íntegra do ofício entregue diretamente à presidenta da Contraf-CUT, pelo diretor administrativo da AABNB, Genival Vila Nova.