09/10/2023
Promovido pela AABNB e com apoio logístico do Sindicato dos Bancários do Ceará (SEEB-CE), foi realizado no dia 05 de outubro último, no auditório do Sindicato, em Fortaleza, o encontro que reuniu os novos conselheiros eleitos para os Conselhos Deliberativo-CD e Fiscal-CF da Capef com aqueles que estão concluindo o mandato. Como convidados especiais, compareceram representantes da AFBNB, do SEEB/CE, ouvidores da Capef e Camed e integrantes do Grupo de Trabalho-GT criado para acompanhar e discutir os assuntos de interesse dos Participantes da Capef. A reunião também foi acompanhada em formato on line, pela internet.
Abertura – No início dos trabalhos, o presidente em exercício da AABNB, Miguel Nóbrega Neto, saudou a presença e audiência de todos(as), destacando a importância da socialização das informações pertinentes ao universo dos Participantes das Entidades Fechadas de Previdência Complementar (EFPC’s), o que inclui o conhecimento da legislação e os riscos do sistema; compreensão do trabalho desenvolvido pela Anapar e Abrapp; e entendimento da atuação da Previc, entre outras questões, haja vista a complexidade do tema previdência complementar. Em nome do SEEB, o diretor Clécio Morse de Sousa e a diretora Carmen Araújo, além da mensagem de boas-vindas, elogiaram a iniciativa do encontro. Clécio ainda informou que o Sindicato implantará uma TV-WEB e um podcast (arquivo digital de áudio), a partir de janeiro/2024, dirigidos à categoria dos bancários. A presidente da AFBNB, Rita Josino, parabenizou a AABNB pela iniciativa e destacou a importância do encontro, ao reunir representantes do CD e CF da Capef.
Anapar – Diretor da Associação Nacional dos Participantes de Fundos de Pensão e dos Beneficiários de Saúde Suplementar de Autogestão (Anapar), Antônio Bráulio de Carvalho, por videoconferência, falou a respeito da criação do GT-GOV, grupo de trabalho implantado para tratar da Previdência Complementar, e também abordou os cenários e ameaças que rondam as EFPC’s. O sistema fechado previdência complementar movimenta mais de um trilhão de reais, envolve diversos interesses, sofre interferência política e desperta a cobiça dos bancos privados, salientou Bráulio Carvalho. Por conta disso, os Participantes precisam de união, para defender e lutar por seus direitos. Nesse sentido, Carvalho salientou o papel da Anapar. Criada em 2001, com sede em Brasília e nove representações regionais, é uma associação de abrangência nacional, que representa todos os participantes das entidades de previdência complementar e os usuários de planos de saúde de autogestão.
Potencial – Com projeção inicial para conquistar a adesão de pelo menos 10% do universo de Participantes dos fundos de pensão, a Anapar conta atualmente com um quadro social muito aquém dessa estimativa. O incremento do número de sócios é fundamental para assegurar a representatividade dos Participantes em qualquer esfera de luta, afirma Bráulio Carvalho. Ele ressalta que esse percentual significa 300 mil sócios, um número imponente em qualquer categoria. Miguel Nóbrega também destacou a atuação e a importância da Anapar, salientando que o valor da anuidade (R$ 90 reais, ou seja, menos de R$ 8,00/mensais) é irrisório, se considerada a relevância de contar com a representação da Entidade.
Participação – Os conselheiros eleitos consideraram a reunião extremamente proveitosa e ressaltaram que o encontro reforçou a importância do compartilhamento das informações, para que os Participantes possam se posicionar perante as tomadas as tomadas de decisão. Também houve consenso em relação ao fato de que a união dos Participantes é essencial para manutenção dos direitos adquiridos, e para a melhoria da qualidade de vida dos aposentados e pensionistas assistidos pelos fundos de pensão e pelos planos de saúde de autogestão.