16/02/2024
Reproduzimos, a seguir, informação extraída do site investalk.bb.com.br
Perto do prazo final, o programa Desenrola do governo federal passou a contar com algumas facilidades, como o envolvimento de parceiros e a permissão de acesso por pessoas com conta bronze no site do governo, o GOV.BR.
Nesta quinta-feira (15), o ministério da Fazenda anunciou que a plataforma do programa de renegociação de créditos poderá ser acessada por meio de parceiros, como bancos e bureaus de crédito. O primeiro deles é a Serasa Experian. Desde a sexta-feira passada, os usuários desse site podem ser direcionados, sem a necessidade de novo login, à plataforma do Desenrola para renegociar suas dívidas.
“Esperamos ampliar o engajamento”, disse Alexandre Ferreira, coordenador-geral de Economia e Legislação do ministério da Fazenda. As regras e os benefícios do programa não mudam para quem acessar a plataforma do Desenrola via parceiros. “O que facilita é ter um novo canal de acesso para ampliar o alcance do Desenrola.”
O programa, que se encerra em 31 de março, já envolveu 12 milhões de pessoas na renegociação de suas dívidas, com descontos médios de 85%, sobre um total de R$ 35 bilhões em compromissos que estavam atrasados. A maioria dos participantes, 55%, é mulher.
Entre as medidas para aumentar as adesões ao programa, o Desenrola também permite o parcelamento de dívidas a usuários com a conta bronze, certificado mais básico no site GOV.BR. Essa ampliação consta da Portaria nº 124 do Ministério da Fazenda publicada em 29 de janeiro no Diário Oficial da União, alterando a Portaria nº 634/23, que regulamentou o programa.
São cerca de 13 milhões de usuários com perfil bronze, que poderão parcelar as dívidas usando o assinador digital fornecido pela entidade operadora do programa. Até então, o parcelamento estava disponível apenas para os perfis prata ou ouro. O bronze só podia pagar à vista. As dívidas disponíveis na plataforma podem ser parceladas até o valor de R$ 5 mil por beneficiário.
Nesta última etapa do Desenrola, está vigente a Faixa 1, que consiste nas negociações feitas diretamente no site do programa. Essa faixa contempla pessoas com renda de até dois salários mínimos ou inscritas no CadÚnico.