Venda da Eletrobras deve elevar contas de luz em 20%, estimam especialistas

21/11/2019

SOBERANIA AMEAÇADA
Governo Federal quer negociar empresa até o fim 2020; privatização dos rios está entre as possíveis consequências

A privatização da Eletrobras trará consequências graves aos consumidores brasileiros e à soberania nacional, afirmam especialistas do setor elétrico.

A primeira mudança deve ser no preço das tarifas – de primeira, o desconto de 20% promovido pela Medida Provisória 579, em 2013, deixará de existir, segundo o diretor do Sindicato dos Energéticos do Estado de São Paulo (Sinergia), Wilson Almeida.

Ele explica que, a partir da MP, foram renovadas as concessões das usinas do sistema Eletrobras como prestadoras de serviço público de energia. Neste caso, as empresas são obrigadas a vender 100% da energia ao consumidor cativo, repassando o custo de manutenção e de operação. Se privatizadas, o preço a ser livre, a depender da variação do mercado.

“A primeira proposta que eles fazem agora é transformar a Eletrobras em empresa prestadora de serviço público de energia para empresa produtora independente de energia. Ou seja, tira essa obrigação de 100% da energia ser vendida no preço regulado pela Aneel. Aí vai no preço do mercado, no preço do dia. Vai depender dos níveis dos reservatórios, vai depender do preço do gás, da matriz que vai ser utilizada”, afirma.

A reportagem é do site Brasil de Fato. Clique no link abaixo e leia a matéria na íntegra.

https://www.brasildefato.com.br/2019/11/21/venda-da-eletrobras-deve-elevar-contas-de-luz-em-20-estimam-especialistas/

 

 

Imprimir
WhatsApp
Copy link