Dez políticas que aprofundaram crise no Brasil em 300 dias de governo Bolsonaro

07/11/2019

Ameaças à democracia, à soberania nacional, ao meio ambiente e aos direitos dos trabalhadores estão entre os destaques

O presidente Jair Bolsonaro (PSL) chega aos 300 dias de gestão carregando nas costas projetos impopulares, promessas de crescimento não alcançadas, declarações polêmicas e graves acusações contra ele e seus filhos.

Durante cerimônia no Palácio do Planalto na última terça-feira (5), o tom do presidente desconsiderou o contexto no qual seu governo tem sido avaliado por especialistas nacionais e internacionais. Com a frase “300 dias recuperando a confiança” estampada no painel da sessão solene, Bolsonaro elogiou sua equipe de governo e destacou resultados de viagens recentes a países da Ásia.

“O mundo está de olho em nós, nós estamos recuperando a confiança, e isso é primordial. Como é duro você ser recebido em outros países com o manto da desconfiança. Isso acabou”, disse o presidente, após discurso do ministro-chefe da Casa Civil Onyx Lorenzoni (DEM).

Com uma fala ampla e generalista, Bolsonaro repudiou as denúncias e críticas veiculadas contra ele pela imprensa brasileira e agradeceu o apoio do Congresso Nacional.

Durante a solenidade também foram assinados sete atos presidenciais, entre eles a medida provisória que acaba com o monopólio da Casa da Moeda e o projeto de lei que autoriza a privatização da Eletrobras. No mesmo dia, foi anunciado um “pacto federativo” que pode resultar na extinção de 1,2 mil municípios e em cortes de até 25% no salário de servidores.

Brasil de Fato elencou 10 políticas e posicionamentos adotados por Bolsonaro durante os 300 dias de seu governo que, apesar dos discursos generalistas e elogiosos da gestão, escancaram um Brasil em crise e a retirada de direitos da população.

Clique no link abaixo para ler a reportagem, na íntegra, diretamente no site Brasil de Fato.

https://www.brasildefato.com.br/2019/11/06/dez-politicas-que-aprofundaram-crise-no-brasil-em-300-dias-de-governo-bolsonaro/

 

Imprimir
WhatsApp
Copy link