12/09/2024
Reproduzimos, a seguir, reportagem gerada pela tvt news.
Com inscrição gratuita e focada em estudantes de escolas públicas de 10 a 15 anos, a iniciativa desperta curiosidade, engajamento e pertencimento dos participantes.
Fotos da passagem da expedição “Meninas Curiosas, Mulheres de Futuro” em Barra Mansa (RJ), em 2024
De 29 de agosto a 19 de novembro a expedição itinerante Meninas Curiosas, Mulheres de Futuro, idealizada pela plataforma de conhecimento Força Meninas, fará uma nova rodada de visitas a cidades brasileiras em seis estados e também no Distrito Federal. São eles: Rio Grande do Norte, Bahia, Goiás, Mato Grosso, Minas Gerais e São Paulo.
A iniciativa promove sessões diárias gratuitas nas cidades visitadas, oferecendo palestras, oficinas imersivas e peça de teatro para apresentar histórias inspiradoras de mulheres em diversas áreas da ciência para crianças de 10 a 15 anos, de escolas públicas e privadas. Com isso, pretende despertar a curiosidade e incentivar meninas a se decidirem a tentar ingresso em carreiras com baixa representatividade feminina, especialmente ciências, tecnologia, engenharia e matemática.
O projeto é uma realização Força Meninas em parceria com o Ministério da Cultura, do Governo Federal, viabilizado pela Lei de Incentivo à Cultura, com patrocínio das empresas Aegea, Grupo Boticário, Indorama Ventures, John Deere, PETRONAS Brasil e Vestas.
Lançada em 2022, a Expedição Meninas Curiosas, Mulheres de Futuro, passou por mais de 12 cidades do país, impactando mais de 60 mil estudantes de escolas públicas e neste ano deve alcançar 45 mil crianças e adolescentes.
Em sessões com visitação de cerca de uma hora, o público será guiado por um circuito dinâmico, imersivo e interativo composto por cinco ambientes temáticos: Pequeno Grande Mundo; Bússola de Carreiras; Futuro, Eu; Meninas Curiosas, Mulheres de Futuro; e Mude o Mundo LAB. A mostra usa o STEAM (sigla em inglês para Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática), e também artes & design como abordagem pedagógica interdisciplinar, que prevê a integração colaborativa e criativa dos conhecimentos.
Crianças participando de experiência imersiva na estação Bússola de Carreiras durante a expedição de Força Meninas / 2024
Além de participar de palestras ministradas por jovens ganhadoras do prêmio Mude o Mundo como uma Menina — outra realização da Força Meninas — sobre suas experiências e seus desafios pessoais, o visitante circula por instalações imersivas que passam pelos princípios do processo criativo, da inovação e da inventividade. A criação e a curadoria são de Déborah De Mari, fundadora da Força Meninas.
Construída em parceria com a Cia. Radiante (Antiga Cia. Realejo), a peça Uma Janela Para O Mundo é uma das atividades programadas. Conta a história de duas meninas que vivem em décadas diferentes – Luna está em 2024 e Estela, em 1924 – e decidem criar uma máquina do tempo para fugir dos problemas de seus mundos. A peça homenageia as cientistas Enedina Alves, Katherine Johnson e Ada Lovelace.
Para ler a íntegra, acione o link abaixo.