Dia Internacional da Mulher – Homenagem da Diretoria

 

Dia Internacional da Mulher

 

Em 08 de março de 1857, as operárias das indústrias têxteis de Nova Iorque, Estados Unidos da América do Norte, entraram em greve devido às péssimas condições de trabalho. Reivindicavam igualdade salarial e redução da jornada de trabalho. As manifestações organizadas nas fábricas foram fortemente reprimidas, e 129 operárias foram queimadas vivas dentro das fábricas. Em 1975, a Organização das Nações Unidas-ONU institucionalizou o dia 08 de março como o Dia Internacional da Mulher.

O movimento feminista se iniciou a partir do século XIX, com a revolução industrial, e se ampliou cada vez mais. A exploração do trabalho, sobretudo o da mulher e da criança, levou a uma tomada de consciência e fez a mulher exigir mudanças. Em 1869, nos EUA, foi criada a Associação Feminina Nacional pelo direito ao voto. Em 1888, foi fundado o Conselho Internacional de Mulheres com o mesmo objetivo. Só no século XX, porém, a mulher conseguiu o direito ao voto: nos EUA em 1920; no Brasil, em 1931 e no Japão, em 1946.

Durante as últimas décadas, milhões de mulheres, atuando em comum com outras forças progressistas, atraíram a atenção da opinião pública, nos níveis nacionais e internacionais, sobre seus problemas. Isto impulsionou as Nações Unidas a declarar o ano de 1975 como o Ano Internacional da Mulher,

No Brasil, a mulher, desde algum tempo, retomou a luta pelos seus direitos e mobilizou-se, principalmente, em torno de bandeiras, como a luta pela anistia, pela abertura política, por eleições diretas (para Presidente da República), e contra a carestia. A questão da cidadania deixou os guetos feministas e ganhou importância nacional.

Hoje, o mundo se curva ante a dignidade feminina. Ser mulher, antes do milagre da procriação, é realizar o milagre da ação, os gestos de amor e carinho que só ela é capaz de executar, privilégio das almas puras e sensíveis à vida. O que seria o mundo sem elas?

Parabéns a todas as mulheres do mundo, do nosso país e, particularmente, aquelas que são nossas associadas. Que deus as abençoe!

 

Fortaleza, 05 de março de 2018.

 

A Diretoria da AABNB