Você sabe o que é a savanização que ameaça a Floresta Amazônica?

09/10/2020

O portal Brasil de Fato conversou com o professor Rodrigo Fadini, do Programa de Pós Graduação em Biodiversidade da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa), que há 15 anos estuda os impactos do processo de savanização na Floresta Amazônica.

Rica em biodiversidade, a Floresta Amazônica pode adquirir um aspecto que se assemelha ao de uma savana. A esse processo, dá-se o nome de savanização. De forma resumida, isso ocorre quando a diversidade de árvores é transformada em uma vegetação com espécies de pequeno e médio porte, com muitas áreas, inclusive, compostas por gramíneas (com folhas semelhantes a lâminas) originárias de outras partes do mundo, como da África.

Fadini explica que o tipo de floresta que temos na Amazônia é a ombrófila densa, tropical, com bastante chuva. Esse tipo de vegetação presta serviços ecossistêmicos importantes, diz ele: “por hectare são toneladas de carbono estocados nas florestas preservadas da Amazônia, isso faz com que haja capacidade de mitigar os efeitos das mudanças climáticas evitando que esse carbono seja enviado para a atmosfera”, explica.

“Outro papel importante das florestas é o de regular o clima. Então, nós temos uma massa florestal gigante aqui na Amazônia e que se sabe hoje que ela ajuda a regular o clima no mundo. Então, ela tem um efeito regional, um efeito nacional, inclusive, fornecendo chuva para o sul e sudeste do Brasil. Várias lavouras dependem da chuva que é transformada na Amazônia, é um efeito mundial“, pontua.

Para ler a entrevista, concedida ao portal Brasil de Fato, acesse o link abaixo.

https://www.brasildefato.com.br/2020/10/09/voce-sabe-o-que-e-a-savanizacao-que-ameaca-a-floresta-amazonica

 

 

Imprimir
WhatsApp
Copy link
URL has been copied successfully!