Universidade Estadual do Ceará pede para testar em humanos vacina contra covid-19

21/05/2021

Transcrevemos, a seguir, reportagem publicada no portal UOL, a respeito de vacina produzida na UECE. 

A Universidade Estadual do Ceará (Uece) pediu autorização à Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) para iniciar testes em humanos de uma vacina contra a covid-19 desenvolvida pela instituição. Com pesquisas iniciadas em abril de 2020, o imunizante apresentou eficácia superior a 90% nas fases pré-testes, quando é aplicada em camundongos.

Batizada como 2H120 Defense, a vacina cearense tem valor estimado de R$ 0,04 por dose e a imunização completa com duas doses. Caso o custo se confirme e receba as devidas autorizações de uso, será a vacina mais barata a ser usada no Brasil.

Se for autorizada pela agência, a universidade conduzirá o estudo clínico em três fases, conta Ney Carvalho, pesquisador do Laboratório de Biotecnologia e Biologia Molecular (LBBM) da Uece.

= Na primeira, recrutará cerca de 100 pessoas adultas, com idade entre 18 e 60 anos, que não apresentem comorbidades.

= Para a segunda, selecionará pessoas acima de 60 anos com comorbidades.

= Para a última fase, não há um número específico de pessoas, mas deverão ter múltiplos perfis e ser de diversas partes do Brasil.

“Para esses testes, selecionaremos pessoas saudáveis que ainda não tenham tomado outras vacinas contra a covid-19”, conta Izabel Florindo, professora imunologista e coordenadora do LBBM.

Para ler a íntegra, acesse o link abaixo:

https://noticias.uol.com.br/saude/ultimas-noticias/redacao/2021/05/15/universidade-do-ceara-pede-para-testar-em-humanos-vacina-contra-covid-19.htm

 

Imprimir
WhatsApp
Copy link
URL has been copied successfully!