17/08/2021
Reproduzimos, a seguir, informação do portal de notícias Rede Brasil Atual…
Com base em mais de 30 anos de dados históricos de incêndios florestais, MapBiomas identifica que cerca de 20% do território nacional pegou fogo pelo menos uma vez durante o período
Cerca de 20% do território brasileiro, ou um quinto dele, pegou fogo ao menos uma vez entre 1985 e 2020. É o que revela a nova série do MapBiomas, As cicatrizes deixadas pelo fogo no território brasileiro, divulgada nesta segunda-feira (16). Baseado em 36 anos de dados históricos dos incêndios florestais, o estudo mostra que, ao todo, 1.672.142 quilômetros quadrados foram queimados. A entidade, que reúne pesquisadores de ONGs e universidades, revela ainda que a cada um ano, ao longo das mais de três décadas, o Brasil teve uma área maior do que a Inglaterra queimada, o equivalente a 150.957 quilômetros quadrados, ou 1,8% do país.
Em entrevista à Marilu Cabañas, do Jornal Brasil Atual, a diretora de Ciência do Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia, Ane Alencar, coordenadora do MapBiomas Fogo, alertou que o total queimado não é pouco e indica “que estamos cuidando mal do nosso meio ambiente”.
Quase dois terços dos incêndios, 65%, ocorreram em áreas de vegetação nativa. Sendo que os biomas do Cerrado e da Amazônia concentram 85% de toda a área queimada pelo menos uma vez no país. Mesmo no caso do Cerrado, que é o bioma, como explica Ane, “dependente do fogo”, o total de área devastada mostra que as queimadas “estão acontecendo de forma diferente do que deveria ocorrer naturalmente”. A preocupação dos especialistas é ainda maior sobre a Amazônia que, ao contrário do Cerrado, é um bioma sensível a incêndios mas, em termos absolutos, foi o segundo mais queimado (16%).