A incrível descoberta que indica presença humana nas Américas muito antes do que se pensava

24/09/2021

A reportagem é de Paul Rincon, editor de Ciência do site da BBC News…
pegadas no parque nacional de White Sands, no Novo México, nos EUA

Equipe de cientistas atuando no sudoeste dos EUA encontrou pegadas humanas que foram datadas entre 23 mil e 21 mil anos atrás
                         

Novas descobertas científicas apontam que humanos chegaram às Américas pelo menos 7 mil anos antes do que se estimava anteriormente.

As pesquisas em torno do momento em que o continente americano passou a ser povoado a partir da Ásia despertam debates profundos há décadas. Muitos pesquisadores são céticos em relação às evidências da presença humana na América do Norte muito além de 16 mil anos atrás.

Agora, uma equipe de cientistas atuando no Estado do Novo México, no sudoeste dos EUA, encontrou pegadas humanas que foram datadas entre 23 mil e 21 mil anos atrás.

Essa descoberta tem o potencial de transformar o que se sabe e o que se pensa sobre quando o continente foi povoado. Ela sugere a existência de grandes migrações sobre as quais não sabemos nada e levanta a possibilidade de que essas populações podem ter sido extintas.

As pegadas que levaram a essa nova linha do tempo foram formadas numa lama macia nas margens de um lago que atualmente faz parte do parque nacional de White Sands.

Para estimar a “idade” das pegadas, a equipe do Serviço Geológico dos EUA fez a datação do carbono de camadas de sedimentos acima e abaixo das pegadas encontradas. E assim puderam determinar a “idade” das pegadas em si.

Baseados nos tamanhos dessas marcas, os cientistas suspeitam que elas sejam de adolescentes ou crianças que iam e vinham, às vezes acompanhadas de um adulto.

Não está claro para os cientistas o que exatamente essas pessoas estavam fazendo ali, mas possivelmente elas estavam ajudando os adultos numa modalidade de caça que seria vista depois em culturas de indígenas na América do Norte. Ela é conhecida como salto de búfalo e consiste em conduzir animais selvagens até um despenhadeiro.

.

Pesquisador analisa camada de sedimento

Pesquisadores analisaram a idade das camadas de sedimentos em cima e embaixo das pegadas

Esses animais “precisam ser limpos e preparados o transporte num período muito curto de tempo”, explica a paleontóloga Sally Reynolds, pesquisadora da Universidade de Bournemouth (Reino Unido). “É preciso acender as fogueiras, é preciso separar a gordura.” As crianças e os adolescentes ali podem ter ajudado os adultos a coletar água, lenha ou outros suprimentos.

Para ler a íntegra, acesse o link abaixo.

https://www.bbc.com/portuguese/internacional-58676560

Imprimir
WhatsApp
Copy link