06/06/2025
Reproduzimos, a seguir, informações extraídas do portal TVT News.
Neste longa, Fernanda Montenegro é Vitória, uma senhora que testemunha crimes da sua janela.
O longa-metragem Vitória, estrelado por Fernanda Montenegro, com direção de Breno Silveira e Andrucha Waddington chegará ao Globoplay em breve: a plataforma de streaming marcou o lançamento do filme para 19 de junho.
Vitória conta a história de Joana da Paz, senhora que registrou a ação de traficantes no Rio de Janeiro com sua filmadora. Foto: Divulgação
Joana da Paz era uma senhora moradora de Copacabana, na Zona Sul do Rio de Janeiro. Entre 2003 e 2004, inconformada com o aumento da criminalidade e da insegurança nos arredores do seu apartamento, decidiu registrar através das lentes de uma câmera tudo o que assistia da sua janela. Joana filmou as ações de traficantes na Ladeira dos Tabajaras, que vendiam e consumiam drogas à céu aberto, muitas vezes acompanhados de crianças e de armas de grosso calibre. Os vídeos feitos por ela foram cruciais para desmantelar um esquema entre traficantes e policiais corruptos.
Joana se tornou Vitória pelo jornal Extra, que criou o nome fictício para manter a privacidade da aposentada. Depois que as imagens vieram ao público por intermédio do repórter Fábio Gusmão, “Vitória” foi colocada no programa de proteção de testemunhas e se mudou para Salvador.
Baseado no livro Dona Vitória da Paz, de Fábio Gusmão, o filme é dirigido por Andrucha Waddington, marido de Fernanda Torres e genro de Montenegro. Waddington se tornou o responsável pelo projeto após o falecimento de Breno Silveira, que sofreu um ataque cardíaco logo no início das gravações em 2022.
Passando dos 700 mil espectadores nos cinemas, Vitória ficará disponível para o público assinante da Globoplay em 19 de junho.