02/01/2026
Confira, com a curadoria do portal da TVT News, que reúne clássicos e lançamentos de diferentes vozes literárias para inspirar reflexões e ampliar horizontes em 2026
A literatura é um espelho que nos convida a refletir sobre o nosso tempo. E se 2026 for o ano em que você volta a ler mais? Na seleção de 26 livros para ler em 2026, a TVT News traz um diálogo vibrante entre vozes que moldaram nossa identidade e autores que estão, agora mesmo, escrevendo novos capítulos da nossa história.

Veja as recomendações de livros da TVT News para 2026 no link, ao final do texto. Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil
Nesta curadoria, o leitor encontrará o equilíbrio perfeito entre a expectativa e a memória. De um lado, o impacto de lançamentos mundiais, como o novo romance de Chimamanda Ngozi Adichie, e o brasileiro Itamar Vieira Junior que continua sendo uma das vozes mais potentes do nosso país. De outro, o prestígio dos novos imortais da Academia Brasileira de Letras (ABL), Ana Maria Gonçalves e Milton Hatoum; além de Ailton Krenak, que nos lembra que a literatura é também uma ferramenta para adiar o fim do mundo.
Ler em 2026 será ainda um exercício de celebração. É o ano de revisitar a mística de Clarice Lispector, que completou seu 105º em dezembro, e de encontrar consolo na poesia de Adélia Prado, agora coroada com o Prêmio Camões. Dos conflitos geopolíticos traduzidos por Jamil Chade à introspecção reveladora do Livro do Desassossego, esta lista atravessa fronteiras geográficas e emocionais.
Seja você um leitor em busca de desafios intelectuais, como a densidade do novo Nobel de Literatura, László Krasznahorkai, ou alguém que procura entender mais sobre política em seus mais diversos âmbitos, os próximos doze meses podem ser um banquete convidativo de ideias.
Para conferir as obras recomendas, acesse o link abaixo: